Cerca de 70 empresas marcaram presença na 9ª edição da “UAlg Careers Fair”, que decorreu esta quarta-feira, no Complexo Pedagógico do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
A iniciativa, cuja 1.ª edição se realizou em 2016, tem como objetivo contribuir para a entrada de estudantes e diplomados da UAlg no mercado de trabalho, facilitando-lhes o processo de procura de emprego e o desenvolvimento de uma carreira profissional.
A Academia algarvia pretende que a UAlg Careers Fair seja um evento de referência e continue a contribuir para a alta taxa de empregabilidade dos seus diplomados.
Ilda Pedro, coordenadora do Gabinete Alumni e Saídas Profissionais da UAlg, que promove a iniciativa, considera que esta feira de emprego é uma excelente oportunidade, quer para alunos, quer para as próprias empresas.
Por um lado, “o objetivo da feira é oferecer aos alunos e diplomados pela UAlg oportunidades de emprego e/ou estágio e questionar sobre as ofertas disponíveis em cada empresa, bem como delinear o futuro profissional, tendo em conta um leque mais diversificado de opções”.
Por outro, “as empresas também precisam desta oportunidade para se apresentarem e divulgarem as ofertas disponíveis junto dos estudantes da Universidade do Algarve, conseguindo, assim, profissionais qualificados”, refere.
Inês Silva é licenciada em Gestão pela Universidade do Algarve. No ano transato participou na organização desta iniciativa enquanto aluna, o que lhe permitiu conhecer algumas empresas. Desse contacto, surgiu a possibilidade de realizar um estágio curricular e, passado um ano, já integra a empresa onde realizou o estágio.
“Estou na empresa até hoje e agora estou na “UAlg Careers Fair” a representá-la”. Considera que “esta é uma excelente iniciativa, quer para conseguir uma vaga para realizar estágios ou empregos de verão, quer para estabelecer um contacto com o que poderá ser o mercado de trabalho”.
O mesmo aconteceu com Luis Capdeville, também licenciado em Gestão. Em 2023 participou na “UAlg Careers Fair” enquanto aluno, à procura de um estágio. Encara esta iniciativa como “uma oportunidade que os alunos têm de poder contactar com funcionários que ocupam cargos importantes dentro das empresas, com os quais não é fácil contactar no dia a dia, e que nesta feira estão disponíveis para clarificar ideias ou questões que os alunos possam ter”. Luis Capdeville também prosseguiu o seu percurso profissional na empresa onde realizou o estágio.
Depois de terminada a licenciatura em Design de Comunicação, recentemente, Daniela Alves já visitou várias empresas nesta feira. Pretende realizar um estágio profissional para colocar em prática o que aprendeu na licenciatura. “Para quem pretende contactar com o mercado de trabalho, esta é uma excelente iniciativa”, concretiza.
As edições anteriores da “UAlg Careers Fair” já contaram com a participação de várias dezenas de empresas, não só de âmbito regional, mas também nacional e internacional.
Leia também: Este ano a Universidade do Algarve acolhe o Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia