O salário é sempre um tema delicado para abordar com a entidade patronal, embora às vezes seja um assunto necessário. Encontrar o momento ideal para a conversa é essencial, mas antes de marcar a reunião deve estar bem preparado. Não basta estar convencido de que merece ganhar mais, terá sim de convencer o seu superior hierárquico de que a qualidade do seu trabalho merece ser recompensada com um aumento salarial.
A Associação Mutualista Montepio avança que a primeira estratégia passa por desenhar um bom plano. Significa isto que deverá começar por se colocar no lugar do seu chefe e perguntar a si próprio quais as razões que lhe fazem merecer um aumento salarial. De seguida deverá estudar a abordagem, ou seja, necessita de demonstrar que um aumento no ordenado irá conduzir a um acréscimo motivacional.
Deverá ter ainda em conta que adotar uma atitude positiva é fundamental em todo este processo. Uma postura positiva implica um discurso assertivo e cuidadoso, para que o seu pedido não seja apresentado nem entendido como um ultimato. Associada a esta postura positiva está a necessidade de escolher o timing perfeito para abordar o assunto. O momento pode surgir, por exemplo, depois de receber um novo projeto ou novas responsabilidades.
Por fim, não se esqueça de colocar a fasquia alta, mas não demasiado. Mesmo que o seu chefe lhe peça para sugerir um valor, tente não ser o primeiro a falar em valores exatos, sob pena de toda a conversa posterior girar à volta desse número. Pode também sugerir alternativas, nomeadamente uma revisão salarial que só se comece a aplicar seis meses depois, mas com direito a pagamentos de retroativos.
Leia também: Parque de Campismo Municipal de Faro tem nova oferta de tendas glamping