A Iberdrola foi vítima de um ciberataque que afetou 1,3 milhões de clientes, embora os ‘hackers’ não tenham conseguido aceder aos dados mais específicos, como bancários, fiscais ou de consumo de eletricidade.
Segundo fontes da empresa confirmaram à agência Efe, o incidente foi resolvido no mesmo dia e os ‘hackers’ só tiveram acesso ao nome, apelido e identidade dos clientes da empresa de energia.
O ataque, relatado pelo Eldiario.es, ocorreu em 15 de março e foi seguido por outros ataques “massivos” que a empresa conseguiu bloquear e impedir que fossem bem-sucedidos.
Os ataques ocorreram no mesmo dia em que outras instituições e empresas espanholas, como alguns serviços da Renfe (caminhos de ferro), além de europeias, sofreram o mesmo problema.
Em Portugal, os últimos meses assistiram a uma sucessão de ataques informáticos, ou tentativas deles, a empresas como a Impresa – dona do Expresso e da SIC, parceiros do jornal Postal do Algarve – a Vodafone Portugal, os laboratórios Germano de Sousa, a Trust in News e a Cofina. Afetadas foram também instituições como a Assembleia da República e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL, com Lusa