O mercado europeu de veículos elétricos tem assistido a uma evolução constante, com foco em modelos cada vez mais eficientes e com maior autonomia. Marcas como Tesla, Volkswagen e Hyundai lideram a oferta, com propostas já consolidadas junto dos consumidores. No entanto, a chegada de fabricantes chineses tem começado a alterar o equilíbrio do segmento.
O Tesla Model 3 Long Range Dual Motor oferece 629 km de autonomia WLTP por cerca de 48.990€. O Volkswagen ID.7 Pro atinge os 621 km WLTP e está disponível a partir de 48.785€. E recentemente surgiu um novo concorrente no mercado de veículos elétricos.
Apesar dos avanços, nenhum destes modelos supera a barreira dos 700 km em ciclo WLTP. E é precisamente aqui que entra um novo concorrente vindo da China.
Trata-se de um carro elétrico com bateria semissólida que promete autonomia significativamente superior, posicionando-se ao mesmo nível de preço.
Aposta chinesa em alta tecnologia e baixo custo
Este novo modelo, desenvolvido pela marca IM, pertencente ao Grupo SAIC, integra uma bateria semissólida com 123,7 kWh de capacidade.
Este sistema permite alcançar 1.002 km de autonomia no ciclo CLTC, o que corresponderá a cerca de 870 km em norma WLTP, segundo a Sapo. É o carro elétrico chinês com bateria semissólida com maior alcance atualmente anunciado no mercado.
A mesma fonte refere que a bateria, construída em colaboração com a Qingtao Energy, apresenta uma elevada densidade energética e um peso de 621 kg. O carregamento é feito a 900 V e permite potências até 400 kW, possibilitando recuperar 400 km de autonomia em apenas 12 minutos.
Desempenho e condução inteligente
O veículo em questão chama-se IM L6 Lightyear. É uma berlina do segmento F com perfil coupé e linhas arredondadas, medindo 4.931 mm de comprimento, 1.960 mm de largura e 1.474 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.950 mm. A traseira apresenta um acabamento tipo ‘bico de pato’.
Segundo o site Sapo, está equipado com dois motores elétricos e tração integral, com uma potência total de 579 kW (776cv). As rodas traseiras são direcionais, o que permite manobras de tipo ‘caranguejo’, facilitando o estacionamento.
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Interior com ecrãs e assistência de condução Nível 3
O habitáculo do IM L6 Lightyear inclui um volante do tipo ‘yoke’, que não pode ser substituído, e um ecrã frontal de 26,3 polegadas, um dos maiores no mercado dos carros elétricos.
Há ainda um ecrã opcional de 10 polegadas para o passageiro e um painel de configuração entre os bancos dianteiros. O sistema de infoentretenimento é gerido por um processador Qualcomm Snapdragon 8295.
A condução autónoma está também entre os destaques. O veículo está preparado para atingir o Nível 3 SAE, permitindo que conduza de forma autónoma em troços como estradas secundárias ou parques de estacionamento, graças ao processador NXP S32G.
Comparação direta com os líderes do mercado
Com 870 Km WLTP previstos, o IM L6 Lightyear posiciona-se muito acima das autonomias oferecidas pelos principais concorrentes do mercado europeu. O elétrico chinês com bateria semissólida destaca-se não apenas pela capacidade, mas também pelo preço.
De acordo com a Sapo, o modelo está à venda na China por 345.900¥(Yuan), cerca de 45.000€ à taxa de câmbio atual. Um valor competitivo no mercado dos veículos elétricos e inferior ao de várias versões de concorrentes europeus e norte-americanos com autonomias substancialmente menores.
Chegada à Europa sob a égide da MG
A IM é uma das marcas do Grupo SAIC, que detém também a MG, Maxus e Roewe. Conforme a mesma fonte, é através da MG que o IM L6 poderá entrar na Europa, embora ainda não exista uma confirmação oficial. A MG já está presente em vários mercados europeus, incluindo Portugal, e poderá servir de ponte para esta nova proposta.
No entanto, a mesma publicação recorda que a MG foi uma das marcas mais afetadas pelas recentes tarifas aplicadas a carros elétricos de fabrico chinês, o que poderá impactar o preço final do IM L6 no mercado europeu.
Uma nova referência no segmento dos veículos elétricos?
Com tecnologia de ponta, autonomia alargada e preço competitivo, o IM L6 Lightyear surge como um marco na evolução dos carros elétricos. A entrada de um elétrico chinês com bateria semissólida nesta faixa de valor poderá obrigar os fabricantes já estabelecidos a reverem as suas estratégias.
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