Portugal e Espanha: Uma rivalidade amigável ou uma batalha cultural?
Portugal e Espanha: Descubra as surpreendentes semelhanças e diferenças entre dois países vizinhos!
Em abono da verdade, a própria Espanha é tão próxima e tão distante dela mesmo. O país continua a apresentar regiões bastante demarcadas, que muito fazem para manter o seu distanciamento do poder central – seja ela qual for, em momentos de incerteza como estes.
Quer saber como Portugal está melhor? Leia então a crítica em que a especialista Rita Ferreira descreveu 10 Razões Porque Portugal é Melhor do que Espanha.
O limite da Europa Ocidental
Portugal e Espanha marcam o fim do Oeste Europeu. Depois destes dois países, a imensidão do Oceano Atlântico. Isto é algo que une, sem dúvida, estes dois países. Assim como todas as suas fronteiras, formando uma península ibérica, onde mares e oceanos marcam costas. Espanha, ainda assim, consegue unir-se à França, mesmo que com um limite tão agreste como os Pirenéus.
Já o país das quinas está orgulhosamente só: no continente e nas ilhas. Onde o oeste europeu termina. Mas onde portos e cais têm cada vez mais importância.
O orgulho nacional
Pode parecer algo inventado pelos portugueses. Muito por conta dos Descobrimentos. Sem esquecer o facto de que Portugal foi dono de metade do Mundo. Mas o orgulho nacional não é só português.
Os espanhóis, apesar das suas diferenças, são um povo bastante unido e com orgulho nas suas raízes. Não fosse por mais nada, é ver como festejam um título de futebol europeu e mundial. Em datas como essas, percebemos que os espanhóis são, regionalismos à parte, defensores acirrados da sua bandeira. Tal como os portugueses.
Neste pequeno país, à beira mal plantado, há uma Portuguesa que ecoa e que nos arrepia. Há um sentido de passado, de euforia e de orgulho desmedido.
As línguas latinas
Tanto o português como o espanhol têm origem no Latim. Isto faz com que muitas das palavras e termos usados, nos dois lados das fronteiras, sejam muito semelhantes. Depois, os espanhóis divagam, entre o catalão ou o galego, e deixam os portugueses “à nora”. Ainda assim, como ótimos poliglotas que somos, não há português que não consiga decifrar exatamente o que os espanhóis querem dizer. Já o contrário, bem o contrário não é uma linha reta. Exasperam os portugueses com “no lo entiendo” e obrigam a falar “portunhol”, porque somos, acima de tudo, um povo desenrascado.
As línguas latinas, que poderiam perfeitamente unir Portugal e Espanha, são linhas divisórias. Apenas porque em Espanha preferem sempre não perceber.
E por falar em línguas, os portugueses aprendem outros idiomas com bastante facilidade. Talvez costela dos nossos antepassados aventureiros e desbravadores. Já os espanhóis…Bem, eles falarem outros idiomas, bem tentam. Daí até alguém os perceber.
A Gastronomia e a Viticultura
O Douro vinhateiro está a ser, literalmente, invadido por espanhóis que adoram a boa comida e o bom vinho português. Nisto, são como os portugueses: é a mesa que melhor se vive. Embora também os espanhóis tenham uma gastronomia bastante peculiar, a atração pela gastronomia portuguesa e pelos seus vinhos é enorme. Aí está um caminho (quase) de um só sentido. Enquanto os espanhóis elegem Portugal para umas férias ou escapadinhas de verão, os portugueses preferem Itália, Grécia ou França. Ainda assim, jus seja feito à Espanha. Tem algumas cidades extremamente belas que merecem, sem dúvida, uma visita.
A Hospitalidade
Neste quesito, poucos são os países que conseguem superar Portugal. Prestigiado com alguns dos maiores prémios de turismo, em especial pela sua hospitalidade, Portugal está no topo da Europa, no que à arte de bem receber diz respeito.
Já os espanhóis, afetados por um ar de superioridade injustificada, são, regra geral, pessoas pouco afáveis no acolhimento. Há exceções. Existem sempre pessoas diferentes. Mas, aparentemente, ainda não as suficiente para levar os portugueses a visitar mais vezes Espanha.
A Criminalidade
Portugal é, por norma, um país de gente pacífica, tranquila e apaziguadora. Muitas vezes até demais – mas isto seria um tema totalmente diferente, onde muito haveria, sem dúvida, a dizer. Portanto, Portugal assinala um índice de criminalidade menor do que a vizinha Espanha. A criminalidade violenta é muito superior em Espanha.
Talvez, por isso, sejam menos hospitaleiros. Mais ainda se considerarmos que muita desta criminalidade é levada a cabo por grupos étnicos. Tudo isto pode fazer com que Espanha “tenha um pé atrás” quando se trata de estrangeiros ou de receber.
Portugal e Espanha: em suma
Com pontos convergentes e divergentes, Portugal e Espanha estarão sempre tão próximos e tão distantes. São duas culturas diferentes. A partir daí se tecem o muito daquilo que as diferem, mas também o muito daquilo que as une. Vizinhos não escolhidos, que aprenderam a relacionar-se, com o tempo.
Leia também: Jovem passa três dias de férias em Espanha e gasta apenas 99€ com voos e estadia