A prática desportiva é uma das atividades mais completas que existem. Ao praticar exercício, exercitamos o corpo e a mente de forma saudável e divertida.
Por sua vez, existem pessoas que relacionam o exercício apenas com o aspeto físico, no entanto, existe uma boa dose de esforço mental, especialmente se falarmos no lado profissional do desporto.
Nas modalidades mais praticadas do mundo, como futebol ou basquetebol, a exigência física é grande. Contudo, quem realmente conquista destaque nestes jogos são aqueles que conseguem ir além de correr, e pensam no jogo.
Um exemplo desse equilíbrio perfeito pode ser visto em Lionel Messi, o argentino está sempre no lugar certo e na hora certa, além de tomar as decisões mais inteligentes para cada situação, seja a assistir um companheiro ou a marcar ele próprio os golos.
O mais comum é relacionar o lado estratégico de cada desporto com os treinadores, afinal, são eles que decidem a formação e a abordagem da equipa em cada encontro. Por mais que esse facto seja verdade, aos jogadores também lhes cabe alguma tática, especialmente algumas táticas mais pessoais.
O mundo do desporto está cheio de suor e estratégia. A seguir, conheceremos algumas das modalidades onde a mente é a peça-chave para a vitória.
Reconhecendo os valores do plantel
No futebol, o fator físico tornou-se bastante importante, especialmente, nos últimos 15 anos. As estrelas do passado, como Pelé e Eusébio, destacavam-se pela sua habilidade, já os melhores jogadores da atualidade precisam de ir além da habilidade.
Atualmente, todas as equipas contam com plantéis cheios de bons jogadores, e mesmo aqueles que não são tão íntimos com a bola conseguem correr e igualar o jogo na batalha física. Para superar essa nova característica do jogo é preciso habilidade e estratégia.
Para conseguirem superar os adversários, muitos treinadores selecionam a dedo os talentos que formam o plantel. Este é o caso do ex-treinador Louis van Gaal, que no Mundial de 2014, disputado no Brasil, comandava a seleção dos Países Baixos.
Durante o campeonato, o guarda-redes titular foi Cillessen, que atuava no Barcelona, e vivia um bom momento. No entanto, uma jogada de mestre de van Gaal deixou o mundo perplexo.
No jogo dos quartos de final contra a Costa Rica, surpresa daquele mundial, a decisão encaminhava-se para as grandes penalidades, e poucos minutos antes do fim do tempo extra, o técnico tirou Cillessen e colocou em campo Tim Krul, guarda-redes suplente, que ainda não havia disputado um minuto sequer na competição.
O plano de van Gaal era utilizar Krul, um exímio defensor de penalidades, para aumentar as probabilidades de vencer. Obviamente, para Cillessen foi uma ofensa, o guarda-redes saiu revoltado, atirou as luvas para o chão e não cumprimentou o treinador.
O resultado da tática: vitória holandesa. Nas grandes penalidades o destaque ficou para Krul que conseguiu defender duas e ajudou a sua seleção a avançar para a semifinal.
O mérito de van Gaal foi identificar as principais características de cada jogador e saber utilizá-las nos momentos certos.
Cartas na mesa e um plano na cabeça
O poker é um dos jogos de cartas mais populares do planeta. A sua criação remete à França, porém, foi ao chegar aos Estados Unidos que a modalidade ganhou notoriedade e um formato sólido. O grande salto do jogo veio nos anos 70, quando na pequena cidade de Robstown, nasceu a vertente Texas Hold’em, a mais famosa e praticada.
Durante muitos anos, o poker carregou consigo a mística de “jogo de azar”, no entanto, em 2010, tudo mudou. A IMSA (International Mind Sports Association), responsável pelas modalidades mentais, como o xadrez, decretou que para ter sucesso no poker é fundamental contar com habilidades intelectuais, como análise de cenários, cálculos de probabilidades, entre outros.
Outro momento de expansão do poker foi a sua chegada ao mundo virtual. Na internet, este tradicional jogo de cartas ganhou nova vida e conquistou um novo público. O sucesso está baseado, principalmente, nas plataformas especializadas, que oferecem partidas simples, campeonatos completos, diversas modalidades, e um extenso catálogo de conteúdos sobre a modalidade.
Entre os conteúdos mais visitados estão as estratégias de jogo, que ajudam jogadores novos e experientes a ter uma visão privilegiada do poker online. Ao educar os praticantes sobre a modalidade, as plataformas especializadas criam um ambiente melhor para os próprios utilizadores.
O mestre da bola laranja
Se falamos em basquetebol, pensamos logo em NBA. A liga norte-americana é a melhor e mais importante no cenário da modalidade. Deste campeonato surgiram nomes que mudaram o desporto, como Michael Jordan, LeBron James ou Stephen Curry. Ainda assim, o papel de treinador continua a assumir uma tremenda importância.
Nesse sentido, o papel do treinador no basquetebol é um dos mais relevantes, afinal, são responsáveis por desenhar e “criar” as jogadas, especialmente, aquelas nos segundos finais, que podem decretar uma vitória épica ou uma derrota dolorosa.
E ao falar dos misters, é impossível não citar o maior de todos, Gregg Popovich. Há 27 épocas à frente dos San Antonio Spurs, Pop, como é conhecido, é o técnico com mais tempo na liga, e não é por acaso.
Nos anos 2000, Shaquille O’Neal foi o poste mais dominante da liga, era praticamente impossível pará-lo. Isto porque Popovich desenvolveu uma tática, que pode não ser a mais bonita, no entanto, foi muito eficaz. Analisando o estilo de jogo do adversário, Pop notou que quando se tratava dos lançamentos livres – concedidos após uma falta – Shaq era bastante irregular.
Baseado neste facto, Popovich criou a artimanha conhecida por “Hack-a-Shaq”, que consistia em fazer faltas no poste e enviá-lo à linha de lançamento livre. Desta forma, evitava os 2 pontos quase certos e apostava pelos 53% de aproveitamento que o jogador tinha. Esta percentagem é extremamente baixa, especialmente tratando-se da forma mais fácil de pontuar que existe. Para se ter uma ideia, Joel Embiid, um dos posts mais famosos da atualidade, tem 85% de acertos.
Com efeito, estes exemplos contam um pouco da história da estratégia no desporto e como utilizar a mente pode ser muito mais eficaz do que o físico. Ao combinar aptidão física e inteligência, o desporto mostra-se uma atividade completa que exercita o corpo e a mente e ajuda a ter uma vida mais saudável.