As faturas mensais com telecomunicações em Portugal estão prestes a subir, e os utilizadores da MEO, NOS e Vodafone devem preparar-se para um aumento na fatura já a partir de fevereiro.
Segundo o Pplware, o acréscimo nas faturas das operadoras será de 4,3%, uma notícia que não é novidade para muitos, conforme já tinha sido reportado pelo Pplware. Apesar dos apelos à contenção por parte da ANACOM, os preços dos serviços prestados pela MEO, NOS e Vodafone irão refletir um aumento de 4,3%, impactando diretamente nas faturas que os clientes receberão no próximo mês.
A MEO justifica o aumento, destacando os seus contínuos investimentos na expansão da cobertura de fibra ótica, abrangendo agora 90% da população, e na implementação do serviço móvel 5G, presente em 95% do território nacional. A operadora afirma que a atualização de preços é realizada em conformidade com as condições contratuais vigentes, sendo que as mensalidades dos serviços pós-pagos móveis (M Móvel) serão atualizadas a partir de 01 de janeiro de 2024, com um acréscimo mínimo contratualmente previsto de €0,50 (com IVA).
Já a atualização das mensalidades dos serviços fixos com TV e convergentes ocorrerá a partir de 01 de fevereiro de 2024, sendo aplicado o Índice de Preços no Consumidor referente ao ano civil completo de 2023, publicado pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, no valor de 4,3%. Os cartões adicionais terão uma atualização mínima contratualmente prevista de €0,50, IVA incluído.
A NOS, por sua vez, justifica o aumento alinhado com a taxa de inflação, destacando que o contexto inflacionista tem contribuído para o agravamento dos custos no setor das comunicações. Assim, a atualização de preços será realizada com base no Índice de Preços do Consumidor anual de 2023, abrangendo as mensalidades dos serviços, bem como as tarifas extra plafond.
A Vodafone Portugal confirma a subida de preços a partir de fevereiro, com um aumento máximo de 4,3% no valor global da fatura, ajustando-se aos serviços contratados e seguindo os termos e condições estabelecidos nos respetivos contratos.
Este aumento nas faturas das operadoras de telecomunicações reflete um cenário de constante evolução e investimento no setor, mas coloca também um desafio aos consumidores, que agora terão de lidar com um encargo financeiro adicional nas suas despesas mensais.
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