Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos AMAL | DR
Algarve, Economia

Algarve 2030 e AMAL assinam contrato no valor de 155 milhões de euros

Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial abrange toda a região e define um conjunto de metas que terão de ser alcançadas

10:05 7 Agosto, 2024 10:06 7 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve 2021-2027 (Algarve 2030) e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) assinaram esta terça-feira um Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que tem uma dotação de 155,2 milhões de euros, repartidos entre 152,1 milhões do FEDER e 3,1 milhões do FSE+, e que promove o reforço da política de coesão através de uma governança multinível.

A cerimónia de assinatura do contrato, que decorreu no Salão Nobre do antigo Governo Civil de Faro, foi presidida por Hélder Reis, secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional.

O documento foi assinado pelo presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do ALGARVE 2030, José Apolinário, e pelo presidente do Conselho Intermunicipal da AMAL, António Pina.

“O Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial abrange toda a região e define um conjunto de indicadores e de metas que terão de ser alcançadas, que estão estabelecidas no Plano de Ação desenvolvido pela AMAL, em estreita articulação com os Municípios, e que foi aprovado pela Comissão Diretiva do ALGARVE 2030 no passado mês de junho”, explica a AMAL em comunicado.

Entre as principais áreas de intervenção previstas no Plano de Ação destacam-se os investimentos no Ciclo Urbano da Água; a Adaptação às Alterações Climáticas; a Eficiência Energética; a Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos; a Conservação da Natureza, a Biodiversidade e Património Natural; a Mobilidade Sustentável; as Infraestruturas Escolares ou Digitalização da Administração Local, no âmbito do FEDER, e a Aprendizagem ao Longo da Vida e o Acesso a Serviços de Qualidade, no âmbito do FSE+.

No decorrer da cerimónia, José Apolinário, na qualidade de Presidente Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Algarve 2030, começou por reforçar a importância do trabalho conjunto que foi feito na região para o “desenho” deste Programa Regional do Algarve e que contou com a colaboração de vários atores fundamentais.

Para o também presidente da CCDR Algarve, “temos todos um enorme desafio pela frente que é o de sabermos continuar a trabalhar juntos e a mobilizar esforços para poder aproveitar e executar todos os fundos europeus que este programa traz para a região”.

António Pina, presidente do Conselho Intermunicipal da AMAL, sublinhou que “este é um momento muito importante para a AMAL, que tendo beneficiado de fundos noutros quadros comunitários, desta vez tem esta presença muito mais forte e irá coordenar cerca de 155 milhões de euros em diferentes áreas”.

Também aproveitou a ocasião para realçar o trabalho que os 16 municípios do Algarve, no seio da AMAL, desenvolveram no sentido de identificar as necessidades mais relevantes e os investimentos mais importantes a levar a cabo na região, tendo também sempre em conta as suas especificidades.

“Houve muito trabalho e visão partilhada e é assim que devemos trabalhar para alcançar o melhor para as nossas populações”, assumindo desde logo o compromisso da boa execução destes fundos.

António Pina aproveitou, também, a presença de um membro do governo para deixar dois alertas: um defendendo que o sistema que está hoje instalado, nomeadamente em relação ao lançamento de avisos, não deverá ser tão burocrático nem tão centralizado, e um segundo alerta no sentido de que o Governo trabalhe efectivamente numa diferenciação positiva em relação a projetos e investimentos que possam surgir fora da área do turismo, até porque, no Algarve, a grande ambição é diversificar a economia. Terminou, afirmando que “no Algarve somos colaborantes, mas também somos exigentes”.

Hélder Reis, secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, referiu que “esta área da coesão territorial é muito importante para o país e para o Algarve, em particular, que é uma região que tem as suas especificidades”.

Deu os parabéns a todos os envolvidos no desenvolvimento deste Plano de Ação, que “só pode ser o resultado de uma articulação bem conseguida entre as entidades, e que realmente tem áreas muito bem identificadas, que vão desde investimentos para o Ciclo Urbano da Água em baixa, como para a Gestão de Resíduos (dois sectores para os quais está alocada mais de 1/3 da verba total contratada). Sendo todas as áreas do Plano importantes, o governante também referiu como fundamentais as intervenções identificadas neste plano nas áreas da educação e formação”.

Hélder Reis reforçou a ideia de que “o importante é, efetivamente, executar os investimentos, maximizando o retorno, e trazer bons projetos e resultados para a região. A nossa meta é sempre melhorar o nível de vida e o bem-estar das populações que servimos”.

Leia também: Fique a conhecer o novo prazo de validade da carta de condução

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve Cultura

Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ

09:22 17 Junho, 2026 09:27 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Visitantes podem descobrir clássicos e lançamentos recentes na Festa do Vinil, no Piso 0 do MAR Shopping Algarve

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve Ciência

Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana

12:48 17 Junho, 2026 12:49 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa analisou ossos e dentes de três jovens Neandertais descobertos em Sesselfelsgrotte, no sudeste da Alemanha

Pulseira Diogo Jota. Crédito: Lusa
Desporto Nacional

“Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota

09:00 17 Junho, 2026 16:54 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O acessório foi oferecido por Luís Montenegro e inclui uma homenagem a Diogo Jota

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve Europa Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Algarve

GNR identifica sete suspeitos de tráfico de droga em Vila do Bispo

19:00 16 Junho, 2026 18:57 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alerta de populares para embarcações suspeitas levou GNR à praia da Boca do Rio, onde foram identificados sete indivíduos

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Algarve Cultura

Poesia portuguesa sobe ao palco de França pela voz do Coro LerAlto

15:59 16 Junho, 2026 15:59 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A partir de Alcantarilha, o Coro LerAlto afirma a leitura em voz alta como forma de criação, encontro e divulgação poética

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Algarve

Movimento independente nasce em Olhão para dar mais voz aos cidadãos

12:50 16 Junho, 2026 12:43 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Inspirado na coragem histórica de 1808, o MIAO quer mobilizar os olhanenses para construir um concelho mais participado

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve, Cultura

Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ

09:22 17 Junho, 2026 09:27 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Visitantes podem descobrir clássicos e lançamentos recentes na Festa do Vinil, no Piso 0 do MAR Shopping Algarve

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve, Ciência

Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana

12:48 17 Junho, 2026 12:49 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa analisou ossos e dentes de três jovens Neandertais descobertos em Sesselfelsgrotte, no sudeste da Alemanha

Pulseira Diogo Jota. Crédito: Lusa
Desporto, Nacional

“Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota

09:00 17 Junho, 2026 16:54 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O acessório foi oferecido por Luís Montenegro e inclui uma homenagem a Diogo Jota

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve, Europa, Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia, Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Algarve

GNR identifica sete suspeitos de tráfico de droga em Vila do Bispo

19:00 16 Junho, 2026 18:57 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alerta de populares para embarcações suspeitas levou GNR à praia da Boca do Rio, onde foram identificados sete indivíduos

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Algarve, Cultura

Poesia portuguesa sobe ao palco de França pela voz do Coro LerAlto

15:59 16 Junho, 2026 15:59 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A partir de Alcantarilha, o Coro LerAlto afirma a leitura em voz alta como forma de criação, encontro e divulgação poética

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Algarve

Movimento independente nasce em Olhão para dar mais voz aos cidadãos

12:50 16 Junho, 2026 12:43 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Inspirado na coragem histórica de 1808, o MIAO quer mobilizar os olhanenses para construir um concelho mais participado

Últimas Notícias

  • Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana
    Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana
  • Federações do PS vão a votos, com Hugo Pereira como candidato único à liderança no Algarve
    Federações do PS vão a votos, com Hugo Pereira como candidato único à liderança no Algarve
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada
    Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada
  • Virgílio Machado apresenta “Viagem ao Reino do Algarve” na Feira do Livro de Portimão
    Virgílio Machado apresenta “Viagem ao Reino do Algarve” na Feira do Livro de Portimão

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal