Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Economia, Europa, Vida & Lazer

Abrir ou fechar janelas no verão? Este método britânico pode deixar a sua casa (muito) mais fresca sem aumentar a fatura

Poucas sabem disto, mas este método britânico ajuda a manter a casa fresca no verão sem recorrer ao ar condicionado (nem aumentar a fatura)

20:40 26 Junho, 2025 20:40 26 Junho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com os dias quentes de verão a intensificarem-se, uma dúvida frequente volta a surgir entre os portugueses: será melhor manter as janelas abertas ou fechadas para refrescar a casa? No Reino Unido, onde o ar condicionado é raro em habitações, há um método simples e económico que tem ganho destaque, e pode ser útil por cá.

Na prática, esta decisão pode influenciar diretamente o conforto térmico das divisões e até ditar a diferença entre uma casa fresca ou insuportável ao final da tarde.

Há uma lógica simples a seguir

De acordo com a especialista Amy Barker, consultora da empresa energética 100Green, a regra de ouro passa por comparar a temperatura interior com a exterior.

“Nos dias quentes, deve abrir as janelas apenas quando está mais fresco no exterior do que dentro de casa”, explicou à publicação Good to Know.

Segundo a mesma fonte, esta prática evita que o calor do exterior entre no ambiente já aquecido, agravando ainda mais o desconforto térmico.

Melhor altura para abrir e fechar

O método britânico recomenda manter janelas e cortinas fechadas entre as 11:00 e as 15:00, período em que a radiação solar é mais intensa. A ventilação deve ocorrer apenas de manhã cedo, ao fim da tarde ou durante a noite, quando o ar exterior arrefece e permite criar uma corrente mais fresca dentro de casa.

Estes momentos permitem renovar o ar da casa sem comprometer o equilíbrio térmico e ajudam a preparar o ambiente para as horas mais sufocantes do dia.

Correntes de ar fazem a diferença

Outro truque simples com grande impacto é criar correntes de ar. Para isso, basta abrir janelas em lados opostos da casa, promovendo a circulação natural do ar.

“O ar em movimento é mais frio do que o ar parado”, sublinha Amy Barker, reforçando a importância da ventilação cruzada.

Este método é especialmente eficaz em casas compridas ou com várias divisões ligadas entre si.

Recomendamos: Viu uma garrafa de água numa esquina ou junto à porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Um truque caseiro e barato

Para quem procura soluções simples sem depender do ar condicionado, a especialista deixa uma sugestão prática: colocar um lençol húmido pendurado à frente da janela aberta.

Ao passar por ali, o ar entra mais fresco, funcionando como uma forma rudimentar de arrefecimento evaporativo.

Esta técnica é segura, não consome energia e pode ser repetida várias vezes ao dia, com resultados surpreendentes em dias de calor extremo.

Evitar o calor sem gastar energia

Estas recomendações partilhadas pela 100Green são particularmente úteis para quem vive em apartamentos sem ar condicionado ou prefere evitar o aumento da fatura energética durante o verão.

Pequenos gestos, como saber quando abrir as janelas e criar sombreamento interior com cortinas ou estores, podem ter um impacto significativo no bem-estar dentro de casa.

Manter a frescura com o mínimo esforço

No fundo, manter a casa fresca durante uma onda de calor não depende apenas de equipamentos sofisticados. Com atenção aos horários e à forma como o ar circula dentro do lar, é possível reduzir a temperatura ambiente de forma natural.

Num verão em que se espera novo aumento das temperaturas, adotar este método britânico pode ser uma solução prática e acessível para manter a casa fresca, sem disparar a conta da luz. E sem precisar de investimentos: basta atenção ao termómetro e disciplina na rotina diária de ventilação.

Leia também: “A experiência foi horrível”: britânica ‘frustrada’ com preços e má educação dos locais nesta ilha paradisíaca perto de Portugal

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Ciência Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Algarve Economia Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve Ensino

Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho

09:56 30 Abril, 2026 09:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia apela ao diálogo face à greve na educação para evitar impactos no funcionamento das escolas, alunos e famílias

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Ciência, Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve, Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Algarve, Economia, Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve, Ensino

Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho

09:56 30 Abril, 2026 09:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia apela ao diálogo face à greve na educação para evitar impactos no funcionamento das escolas, alunos e famílias

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Últimas Notícias

  • Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
    Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
  • Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
    Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
  • Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
    Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
  • Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
    Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
  • Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
    Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
  • Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
    Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal