O abono de família passou a ser atribuído automaticamente após o registo do bebé na maternidade.
“Sem necessidade de pedido, a Segurança Social passou a enviar proativamente uma comunicação com o valor atribuído ao bebé. O pai ou a mãe tem apenas de entrar com os seus dados na Segurança Social Direta, na sua área de mensagens, e confirmar a proposta de valor apresentada”, avança o gabinete da ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social em comunicado.
Com esta confirmação fica automaticamente atribuído o subsídio, não sendo necessária mais nenhuma ação.
“A atribuição automática do abono de Família permite eliminar barreiras e garantir a inclusão de todas as crianças abrangidas”, afirma Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A atualização dos dados pessoais e contactos na Segurança Social Direta é importante para garantir o automatismo e eficácia da medida.
A medida faz parte do programa de Transformação Digital da segurança Social, que representa um investimento de 200 milhões de euros, no âmbito do PRR.
Cerca de 1,1 milhões de crianças e jovens recebem atualmente abono de família. Em 2024, os valores do abono de família foram atualizados para + 22€/mês e +33€/mês no caso das famílias monoparentais.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para fevereiro