O Atlético Clube de Albufeira (ACA) e a equipa algarvia SFAD “B” mediram forças no Pavilhão Desportivo da Guia, na tarde desta terça-feira, em desafio da 2.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Regional de Voleibol. Triunfo para o Atlético Clube de Albufeira, pela margem máxima (3-0).
Após o triunfo na jornada inaugural perante o Internacional de Évora, onde a equipa algarvia precisou de apenas três sets para levar de vencida a equipa da casa, o ACA recebeu a SFAD “B”, de Faro, em jogo disputado no município da Albufeira, que se esperava difícil para a equipa farense.
No primeiro set, os algarvios entraram fortes no ataque, com os farenses a terem de correr atrás do prejuízo desde o início. Time out pedido aos 19-11 pelo técnico farense, mas nada havia a fazer, com os da casa a assinarem um 25-12 e a fazerem o 1-0 no jogo.
No segundo set, a equipa algarvia entrou muito forte com o serviço de Hugo Ramos e Rafael Perpétuo a ser a senha para mais um set que viria a revelar o poder do ACA. A resposta do outro lado da rede foi com ataques e serviços com pouca consistência, criando poucas dificuldades, a equipa algarvia que mostrava boa organização na defesa coordenada pelo Libero Gonçalo Ribeiro.
O ataque combinado por Fábio Silva e Guilherme Gonçalves seriam como setas apontadas para o campo adversário para pontuar e alargar a margem no marcador. Assertivos e firmes, os algarvios voaram para um parcial de 25-8.
No terceiro set, o técnico Rui Sousa, após vantagem no marcador fez entrar jogadores menos utilizados, com o objetivo de lhes dar mais tempo de jogo, fazendo descansar jogadores preponderantes na equipa.
Os algarvios tomaram a cabeceira do marcador desde o inicio do set através da agressividade do seu serviço e do seu ataque organizado, destacando-se com uma vantagem de 17-11. No entanto, os farenses queriam vender cara a derrota tendo melhorando a sua defesa e conseguindo reduzir a diferença no marcador, obrigando o técnico algarvio a solicitar um desconto de tempo para organizar as suas tropas. Fazendo entrar novamente Fábio Silva, que foi o timoneiro para levar a equipa algarvia para mais uma vitória com o terceiro set a fechar com 25-20.
O ACA torna a entrar em campo no sábado, 5 de novembro, com uma visita ao Pavilhão do Juventude SC, referente à 3.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Regional. Esta partida está marcada para as 16:30 na cidade de Évora.
Para Rui Sousa, treinador do AC Albufeira, “os jogos aqui em casa são sempre melhores para nós, pois contamos com o apoio dos nossos adeptos. Hoje conseguimos mais uma vitória em busca dos nossos objetivos. A equipa tem revelado uma melhoria ao longo deste periodo inicial de época. Estamos a construir uma equipa que apresente varias soluções e preparar uma equipa para o presente e para o futuro, aliando a experiência dos mais velhos, com a vontade de aprender dos mais novos. Hoje, fomos merecedores da vitória por 3-0 estivemos sempre no comando do marcador ao longo de todos os sets. Estes jogos iniciais são importantes para a equipa ganhar consistência e entrosamento para no futuro termos mais soluções”.
“Aos poucos a equipa revela uma melhoria na qualidade de jogo mas temos de ter paciência, pois esta melhoria não se faz de um dia para o outro, pois é preciso dar tempo aos jogadores para assimilarem as novas ideias do treinador, mas os indicadores são muito positivos dado que a resposta da equipa tem sido muito boa. Vamos continuar a trabalhar para mais tarde podermos colher os frutos do trabalho. Só com trabalho e inteligência podemos ser melhores”, conclui o técnico.