A equipa masculina de Voleibol do Atlético Clube de Albufeira (ACA) entrou com o pé direito na primeira fase do Campeonato Nacional da III Divisão ao vencer na 1ª jornada a formação do Internacional de Évora por 3-0, resultado alcançado com os parciais de 25-08, 25-14 e 25-14.
A equipa previa uma partida simples, mas, ainda assim, era preciso fazer o trabalho e levar a partida contra o Internacional a sério desde o início, o Atlético abriu o caminho para uma vitória tranquila.
Neste sábado, o ACA acelerou e não teve trabalho para bater os rivais do Internacional de Évora. Em 3 sets a 0, parciais 25/08, 25/14 e 25/14, em apenas 58 minutos de jogo, o clube algarvio orientado por Rui Sousa alcançou a sua primeira vitória na competição. Este triunfo deixa o Atlético em 1º lugar.
1° set – Atlético dita o ritmo e esmaga o Internacional
Hugo esticou-se todo para salvar uma bola fora de campo, logo no segundo lance da partida. Ainda que o Internacional não impusesse tantos perigos. No início, os rivais até tentaram fazer frente. Não pressionaram muito, porém, para que o ACA abrisse. Com um ataque de Fábio, o ACA marcou, foi a senha para que a equipa disparasse.
Numa sequência de Rafa no serviço, com direito a um ás, o ACA marcou e avançou no placar. O Internacional parou o jogo. Nada mudou. Rafa marcou mais um no serviço e ampliou ainda mais o placar. Estava fácil – bem mais do que o previsto. Mas o Atlético manteve-se firme. O fim foi rápido, 25/8 no placar.
2° set – Jogadores menos utilizados entram, mas o Atlético mantém ritmo
O Internacional até marcou primeiro, mas nada que causasse medo. O Atlético, assim como no primeiro set, logo acelerou. Gui, tão firme junto da rede, logo chegou a três pontos de blocos no jogo. O serviço também ia bem. No começo do set, já eram cinco ases na conta. Com facilidade, depois de ataque do Tiago, o ACA logo ganhou vantagem.
Rui Sousa, aos poucos, começou a mudar a equipa. Outros jogadores entraram em campo, com substituições simples, para ganhar ritmo. O placar seguiu tão elástico quanto no primeiro, fim de set: 25/14.
3° set – Atlético Clube de Albufeira fecha a conta e garante vitória
Rui Sousa voltou ao campo com os titulares. Ainda faltava um set para fechar e o técnico queria definir logo a vitória. O Internacional até tentou dar mais trabalho, mas não tinha forças para fazer frente. Depois de um bloco de Antony, o ACA abriu vantagem. O jogo continuou tranquilo. No fim, a vitória chegou com parcial igual ao anterior: 25/14.
“Quando construímos este plantel, a direção quis, de forma racional, melhorar a qualidade. Tenho também um pouco mais de experiência do que os treinadores da época transata e também mais soluções para cada posição. Tendo em conta o que podemos evoluir, desejamos essa melhoria face ao ano passado. Ousamos crer fazer um pouco mais do que na época passada”, realçou Rui Sousa.
A expetativa é, por isso, a de melhorar face à época transata, marcada pela passagem à segunda fase. Ainda assim, a primeira prioridade do grupo é o de se classificar nos Cinco primeiros lugares da primeira fase, de forma a garantir um lugar na Série dos Primeiros – em 2021/22, conseguiu o segundo posto.
“Na primeira fase, queremos fazer igual ao ano passado: estar dentro das primeiras equipas. Depois vamos tentar fazer algo que não conseguimos no ano passado: subir um degrau na segunda fase”, ambiciona.