A Taça de Portugal de Downhill de 2020 arranca no próximo domingo, na pista do Arimbo, no concelho de São Brás de Alportel, num evento totalmente adaptado ao contexto de pandemia.
A mais importante competição nacional desta modalidade, e reconhecida a nível internacional, marca também o reinício do calendário desportivo do concelho desde a chegada da pandemia provocada pelo Covid-19 ao território nacional.
Um largo conjunto de atletas nacionais, aos quais se juntam algumas equipas oficiais inglesas e espanholas marcam presença nesta competição que coloca à prova a perícia dos seus participantes e que faz as maravilhas dos aficionados da modalidade.
Nesta edição, os atletas vão competir em 8 categorias e na classificação de equipas. As provas de qualificação estão marcadas para as 11 horas e a final será disputada a partir das 14.
O cenário e as condições oferecidas pelo território são-brasense, próximo do mar e de portas abertas à Serra do Caldeirão, são propícios à prática do downhill e atraem anualmente centenas de atletas que têm regressado para estágios de pré-temporada, com vista a uma melhor preparação para os campeonatos internacionais.
Comprometido com a promoção desportiva no concelho de São Brás de Alportel tanto na prática amadora como na área competitiva e ciente da importância do turismo desportivo, o Município de São Brás de Alportel organiza uma vez esta prova em colaboração com a associação XDream e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A organização adaptou toda a estrutura da prova e de acolhimento de atletas e público para assegurar o total cumprimento das regras de segurança e saúde pública, conforme as recomendações das autoridades nacionais de saúde.