O avançado Ricardo Horta, jogador do Sporting de Braga, marcou o 55.º golo de Portugal em fases finais do Mundial de futebol de 2022, ao inaugurar o marcador face à Coreia do Sul, em Al Rayyan.
Em encontro da terceira jornada do Grupo H, o bracarense, que não tinha sido utilizado face a Gana (3-2) e Uruguai (2-0), foi uma das seis novidades no ‘onze’ luso e só precisou de cinco minutos para inaugurar o marcador.
Pepe lançou em profundidade Diogo Dalot, que ganhou na direita, foi à linha e centrou atrasado para o remate de pé direito do avançado luso.
Ricardo Horta soma agora dois golos na seleção ‘AA’, em sete jogos, sendo que se havia estreado a marcar já este ano, no empate 1-1 em Espanha, para a Liga das Nações, num embate realizado em 2 de junho.
No Mundial 2022, Portugal soma agora seis golos, sendo que já tinham faturado Bruno Fernandes, único com dois, Cristiano Ronaldo, que se tornou o primeiro jogador da história a marcar em cinco edições, João Félix e Rafael Leão.
A seleção lusa não esteve nas primeiras sete edições do Mundial (1930, 1934, 1938, 1950, 1954, 1958 e 1962), para, na estreia, em 1966, não necessitar sequer de um minuto para conseguir um golo.
Em 13 de julho de 1966, no Estádio Old Trafford, em Manchester, José Augusto marcou o primeiro tento face à Hungria, que Portugal venceu por 3-1.
Nessa primeira presença, Eusébio, que só não faturou na estreia, marcou nove golos, que lhe deram o título de melhor marcador da prova e o fazem ser ainda, 56 anos depois, o ‘rei’ dos goleadores lusos em Mundiais.