O 47° Campeonato da Europa de Cadetes e Juniores e 12º CE de Sub21, decorreu em Budapeste, na Hungria, entre 6 e 9 de Fevereiro, onde a selecção nacional onde conquistou quatro medalhas (uma de ouro, outra de prata e duas de bronze).
Tratou-se do campeonato da Europa mais participativo de sempre com 1.155 atletas, oriundos de 52 países europeus.
Tiago Almeida sagrou-se campeão da Europa em Kumite sub21 -75kg, ultrapassando na fase de eliminatórias os atletas da Bulgária, Bélgica, Geórgia e Espanha, vencendo na final o atleta da Dinamarca.
A algarvia Catarina Rodrigues sagrou-se vice-campeã da Europa em Kumite sub21 -50kg, disputando a final contra a atleta da Croácia, depois de vencer as atletas da Polónia, Espanha e Azerbeijão.
Conforme afirma na sua página de Facebook “não foi o resultado que desejava, mas vou continuar a trabalhar para chegar cada vez mais longe e acredito que em breve irei alcançar a medalha de ouro”.
Vice-campeã agradece a todos que a acompanharam ao longo do seu percurso
Catarina Rodrigues agradece “a todas as pessoas que me acompanharam ao longo deste percurso, especialmente à equipa técnica da FNK-P por me ter dado, mais uma vez, a oportunidade de representar Portugal”.
“Quero ainda agradecer ao meu treinador, Hugo Pedro, por todo o trabalho que tem desenvolvido comigo, bem como a toda a equipa e colegas de treino do Sporting Clube de Portugal. Um especial agradecimento ao Guliver Nunes e ao Karate Clube de Faro que me fez crescer enquanto atleta e pessoa, ajudando-me e preparando-me, também, para este campeonato”, pode ler-se.
Por último, “um agradecimento à minha família e amigos por todo o apoio que me têm dado em todos os momentos, ajudando-me a alcançar os meus sonhos”.
Os atletas juniores Constança Matos e Gabriel Paula, em Kumite -47kg e -55kg, respectivamente, conquistaram a medalha de bronze.
Constança Matos ultrapassou as adversárias da Ucrânia, Macedónia e cedeu frente à Turquia. Na fase de repescagem venceu a Letónia e Escócia, conquistando a medalha de bronze em juniores -48kg.
Gabriel Paula venceu na fase de eliminatórias os atletas da Dinamarca, República Checa e cedeu frente ao atleta da Eslovénia. Na fase de repescagem venceu os atletas da Croácia e Sérvia, conquistando a medalha de bronze em juniores -55kg.
Para além da conquista destas medalhas, Portugal arrecadou dois honrosos 5° lugares por Artur Neto, em Kata cadete e Léa Barros, em júnior feminino -53kg, e ainda um 7º lugar por Eduardo Garcia, em Kata sub21.
A atleta Léa Barros venceu as adversarias da Eslovénia, Luxemburgo, Polónia e cedeu na final de poule com a Inglaterra. Na disputa de medalha de bronze não conseguiu ultrapassar a atleta da Rússia.
Artur Neto realizou uma prova excecional, cedendo na disputa de medalha de bronze frente ao atleta de Itália, alcançando o 5.º lugar, em kata cadetes.
Eduardo Garcia, em Kata Sub21, obteve igualmente um excelente desempenho, cedendo apenas na fase de acesso à disputa de medalhas, alcançando um honroso 7.º lugar.