O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa vai lutar pelos pontos na deslocação de segunda-feira ao terreno do Rio Ave, em jogo da 10.ª jornada da I Liga de futebol, após três derrotas consecutivas.
“Seja esse o ciclo, ou noutra condição qualquer, nada muda. O objetivo, obviamente, é procurar ir a Vila do Conde lutar pelos pontos”, disse Paulo Sérgio, na antevisão da partida.
O conjunto algarvio soma três desaires seguidos, dois para a I Liga, frente a Vizela e FC Porto, e um para a Taça de Portugal, tendo sido eliminado pelo ‘terciário’ Lank Vilaverdense na terceira eliminatória.
Lutar pela vitória “é o compromisso” de sempre do Portimonense, reforçou o técnico: “É para isso que nos preparamos todos os dias. Independentemente de ser um ciclo vitorioso ou negativo, como é o caso, o nosso objetivo é sempre o mesmo”.
Paulo Sérgio deixou elogios para o adversário de segunda-feira, que considerou “uma equipa boa, bem trabalhada, com princípios muito bem definidos e com muitos bons executantes”.
“É uma equipa com muita capacidade e sabemos da dificuldade da tarefa. Preparámo-nos para um jogo difícil, porque sabemos da valia da equipa do Rio Ave”, comentou.
Face à ausência do habitual titular Pedrão, devido a castigo, o eixo da defesa terá de sofrer modificações, mas Paulo Sérgio não deixou indicações sobre o eventual substituto, sabendo-se que o ‘terceiro’ central do plantel, o brasileiro Vinicius, ainda não somou minutos esta temporada e, com o FC Porto (0-2), há duas semanas, o treinador adaptou o lateral Moufi à posição, num esquema de três centrais.
“Vamos ter de utilizar outros atletas. Tivemos uma semana inteira para trabalhar sobre isso. O que espero é que aqueles que vão ter a oportunidade de representar a equipa deem uma boa resposta. É assim que trabalhamos e confiamos que a resposta vai ser positiva”, afirmou.
O Rio Ave, 14.º classificado, com nove pontos, recebe na segunda-feira o Portimonense, sétimo com 15, no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde, às 20.15, com arbitragem de Bruno José Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Treinador do Rio Ave garante que eliminação da Taça “não deixou feridas”
Vila do Conde, Porto, 23 out 2022 (Lusa) – O treinador do Rio Ave garantiu hoje que a eliminação da Taça de Portugal de futebol, frente ao ‘terciário’ Oliveira do Hospital, “não deixou feridas” no plantel, e promete uma reação, segunda-feira, frente ao Portimonense, para o campeonato.
Luís Freire afirmou que o grupo “sabe separar um jogo da Taça, que não correu bem, de outro do campeonato, que é o objetivo principal”, esperando provar isso na receção aos algarvios, da 10.ª jornada da I Liga de futebol.
“A eliminação da Taça não deixou feridas. Não queríamos que acontecesse, era uma competição onde queríamos mais, mas temos agora a Taça de Liga, que temos de olhar de outra maneira, e manter o foco principal no campeonato”, disse.
O treinador do Rio Ave mostrou-se satisfeito com a prestação da equipa na I Liga, falando num grupo “forte, que tem dado uma boa resposta, mesmo perante um calendário difícil, com embates já realizados com os quatro ‘grandes’”.
“Temos um grupo fantástico, com muita personalidade, que analisa bem o que se passa e é exigente. Depois de termos já defrontado os cinco primeiros classificados da época passada, vamos agora apanhar oito equipas do nosso patamar, onde temos ambição de fazer pontos. Acredito que, no final da primeira volta, vamos estar numa situação boa”, perspetivou.
Sobre o Portimonense, Luís Freire analisou uma “equipa de qualidade, com um bom treinador e muito experiente, com jogadores que frequentemente saltam para palcos maiores”, desvalorizando o facto de o adversário não ganhar há três jogos, tendo também vindo de uma eliminação na Taça de Portugal, frente a um adversário da Liga 3, o Vilaverdense.
“É uma equipa pode jogar em vários sistemas, e o seu treinador muda-os perante as características dos adversários. Preparámos esses vários cenários, vamos dar uma resposta mediante o Portimonenses que encontrarmos”, vincou o técnico do conjunto da foz do Ave.
Sobre o facto de, neste milénio, e para I Liga, o Rio Ave nunca ter perdido com o Portimonense, Luís Freire considerou que a estatística “vale o que vale”, considerando que o “passado não entra neste jogo”.
O treinador partilhou, ainda, que tem o grupo praticamente na máxima força para este desafio, apontando como únicas baixas o avançado André Pereira e o médio Joca, ambos lesionados.
O Rio Ave, 14.º classificado, com nove pontos, encerra na segunda-feira a jornada 10 do campeonato frente ao Portimonense, sétimo, com 15, numa partida agendada para as 20:15, que terá arbitragem de Bruno José Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo.