Portimão vai receber, pela primeira vez, no fim de semana de 29 e 30 de outubro, a Taça de Portugal de Kayak Polo, fruto da colaboração entre a Federação Portuguesa de Canoagem, o Conselho Nacional de Arbitragem, o Clube Naval de Portimão e a Câmara Municipal de Portimão.
Os clubes presentes na Taça de Portugal são o Clube Kayak Polo Barra Oeiras, Clube Fluvial de Coimbra, Clube Canoagem de Setúbal, Associação Náutica do Seixal e Clube Naval de Portimão.
“No escalão absoluto, o clube de Coimbra conta com três equipas, o CKPB Oeiras com duas, Setúbal e Seixal com uma equipa cada”, explica a organização, acrescentando que “são as melhores equipas do país e o Clube Fluvial de Coimbra pretende defender o título conquistado em 2019, o último ano em que houve Taça de Portugal, devido à pandemia Covid-19”.
No escalão sub-16, a prova conta com duas equipas de Portimão, uma de Coimbra e uma do CKPB Oeiras.
Os jogos terão lugar junto à sede do Clube Naval de Portimão. No sábado, haverá jogos das 09:00 às 18:00 e, no domingo, das 9:00 às 16:00, aproximadamente, com entrada livre.
Sobre Kayak Polo:
O kayak Polo é um jogo desportivo coletivo de contacto que se joga um pouco por todo o mundo, há mais de 30 anos.
O objetivo do jogo, tal como na maioria dos jogos desportivos coletivos, é a marcação de golos na baliza adversária, que se encontra suspensa a 2 metros acima da superfície da água.
Os jogos são disputados em 5 contra 5, em duas partes de 10 minutos cada, e são controlados por dois árbitros, um de cada lado da área de jogo.