O número 1 português Nuno Borges acaba de fazer história para o ténis português ao vencer o seu primeiro torneio ATP, no 250 de Bastad, na Suécia. A grande surpresa é a forma como venceu, de forma categórica, com os parciais de 6-3 e 6-2, o lendário Rafael Nadal, por muitos considerado como o melhor tenista de sempre e indiscutivelmente o melhor jogador de sempre em terra batida.
Com Nadal muito longe do melhor nível e claramente desgastado pelas constantes batalhas durante a semana, Nuno Borges soube aproveitar tudo de maneira eficaz e nunca deixou o antigo número um do Mundo, agora 261.º aos 38 anos, entrar verdadeiramente na batalha. Prova disso são os parciais 6-3 e 6-2 com que se escreveu mais história para o ténis português, como escreve o ‘website’ Bola Amarela.
Esta vitória fará com que Borges ascenda ao 42.º lugar do ranking mundial, superando o seu anterior máximo de carreira, fixado no 46.º.
“Só o facto de partilhar o court com o Nadal, especialmente numa final, onde ele já venceu, é um sonho tornado realidade. Vou tentar aproveitar ao máximo e ainda tentar jogar o meu melhor e vencer”, admitiu o tenista natural da Maia, após assegurar a sua primeira presença numa final do circuito ATP.
Desta forma, Nuno Borges junta-se a João Sousa como os únicos portugueses a conquistarem títulos ATP — o vimaranense sagrou-se campeão por quatro vezes –, ao passo que Nadal perdeu apenas a sua nona final em 72 (!) jogadas em terra batida: o maiato junta-se a um grupo que só contava com Novak Djokovic (4), Roger Federer (2), Andy Murray (1) e Horacio Zeballos (1).
Nuno Borges é um tenista profissional português, nascido a 19 de fevereiro de 1997 na cidade do Porto. É um dos maiores talentos do ténis em Portugal, sendo conhecido pelo seu estilo de jogo versátil e a sua capacidade de competir a alto nível em várias superfícies, sendo a sua especialidade o piso rápido.
Borges começou a jogar ténis desde muito jovem e rapidamente mostrou um talento promissor. Optou por seguir a carreira universitária nos Estados Unidos, onde frequentou a Universidade Estadual do Mississippi. Durante o seu tempo como jogador universitário, destacou-se imensamente, conseguindo alcançar o topo do ranking de ténis universitário da NCAA.
O seu ranking tem vindo a melhorar gradualmente, refletindo as suas performances sólidas em torneios internacionais. Borges já representou Portugal na Taça Davis, contribuindo para a equipa com vitórias importantes e demonstrando a sua capacidade de competir em grandes palcos.
Leia também: Reabriu um dos mais famosos espaços de diversão noturna do Algarve