O antigo jogador Bernardo Tengarrinha morreu hoje aos 32 anos vítima de um linfoma de Hodgkin, informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
O antigo médio e defesa tinha interrompido a carreira em 2017, aos 28 anos, após lhe ter sido diagnosticado o problema oncológico, uma doença que tem sintomas parecidos aos da leucemia.
Desde então tinha-se tornado embaixador do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) para a saúde mental.
Natural de Sátão, no distrito e Viseu, Tengarrinha fez formação no Odivelas, Benfica e FC Porto, clube pelo qual somou duas partidas na equipa principal na temporada 2008/09, na qual os ‘dragões’ conquistaram a Taça de Portugal.
Tengarrinha representou também enquanto sénior o Estrela da Amadora, Olhanense, Santa Clara, Vitória de Setúbal, Freamunde, Desportivo de Chaves e Boavista, onde terminou a carreira.
O jogador alinhou ainda nos búlgaros do CSKA Sofia, em 2012/13, na única experiência no estrangeiro.
O último encontro enquanto profissional foi em 18 de dezembro de 2016, no empate do Boavista frente ao Tondela para o principal escalão do futebol português.
Nas temporadas 2018/19 e 2019/20, foi treinador adjunto na equipa sub-23 do Vitória de Setúbal.
Pedro Proença lamenta morte do antigo futebolista
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou hoje a morte do antigo futebolista Bernardo Tengarrinha, aos 32 anos, vítima de um linfoma de Hodgkin.
“À família, amigos, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências”, pode ler-se na nota publicada no sítio oficial na Internet da LPFP.
Desde então tinha-se tornado embaixador do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) para a saúde mental.
A Liga recordou ainda a carreira do defesa e médio português como a passagem pela formação do Benfica e FC Porto, clube onde passou a jogador profissional.
“Ao longo da sua carreira, jogou ainda no Estrela da Amadora, Olhanense, Santa Clara, Vitória de Setúbal, CSKA Sofia (Bulgária), Chaves e Boavista, onde terminou a carreira em 2016-17, devido ao seu problema de saúde”, pode ler-se.
Também o Sporting Clube Olhanense lamentou hoje em nota de pesar a morte de Bernardo Tengarrinha manifestando “à família e aos amigos o profundo pesar e a nossa total solidariedade”.
Presidente da FPF destaca exemplo de coragem e tenacidade de Tengarrinha
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enalteceu hoje o “exemplo de coragem, tenacidade e determinação” dado pelo antigo futebolista Bernardo Tengarrinha.
“Foi com profunda tristeza e consternação que tomei conhecimento da morte de Bernardo Tengarrinha, que durante longos meses travou uma luta corajosa contra a cruel doença que o vitimou. Aos 28 anos, teve de abdicar de fazer aquilo que era a sua paixão quando, então, representava o Boavista. Parte, agora, demasiado cedo, deixando-nos um exemplo de coragem, tenacidade e determinação”, evidenciou Fernando Gomes.
O presidente da FPF, citado em comunicado do organismo, endereçou “uma palavra de conforto possível e toda a solidariedade à família do Bernardo Tengarrinha”.
“Aos amigos e aos clubes que representou, fica sentida nota de pesar e de consolo”, concluiu.
Ex-clubes prestam última homenagem ao antigo futebolista Bernardo Tengarrinha
Os clubes representados por Bernardo Tengarrinha lamentaram a morte do ex-médio e defesa, que faleceu hoje aos 32 anos, quatro anos depois de ter antecipado a despedida dos relvados devido a um problema oncológico.
“Até sempre, Tengarrinha! Recordaremos o percurso e contaremos as histórias. Para a família e amigos, o FC Porto envia sentidas condolências”, lê-se numa nota emitida nas redes sociais pelos ‘dragões’, clube no qual completou a sua formação e se estreou a nível sénior, conquistando a Taça de Portugal, em 2008/09, o único título da carreira.
“À família enlutada e amigos, o Boavista endereça as sentidas condolências. A bandeira do clube será colocada a meia haste em homenagem”, notaram as ‘panteras’, clube pelo qual alinhou mais vezes, com 61 jogos e dois golos, desde 2014 e até ao fim da carreira.
Com uma breve passagem pelo estrangeiro, ao serviço dos búlgaros do CSKA Sofia, na primeira metade de 2012/13, o ex-jogador também evoluiu na I Liga portuguesa com as camisolas de Estrela da Amadora (2008/09), Olhanense (2009/10) e Vitória de Setúbal (entre 2010/11 e 2011/12), quase sempre na condição de emprestado pelo FC Porto.
“Dizem que as grandes batalhas são dadas a grandes guerreiros e tu foste enorme na batalha que travaste e na forma como a encaraste. Que honra foi para nós vestires as nossas cores e defenderes o nosso símbolo como jogador e treinador. Descansa em paz. Nunca te vamos esquecer. Serás sempre um dos nossos”, expressaram os sadinos.
Tengarrinha, que chegou a coadjuvar a equipa de sub-23 do Vitória de Setúbal, passou também por Santa Clara (2010/11), Freamunde (2012/13) e Desportivo de Chaves (2013/14), com insulares e flavienses a vincarem “profundo pesar e total solidariedade”.
Mensagem idêntica foi endereçada por habituais adversários do viseense, como Sporting de Braga ou Rio Ave, que lembrou um “guerreiro até ao último minuto do jogo da vida”.
O ex-médio e defesa começou a jogar futebol no Odivelas e prosseguiu a formação no Benfica, anunciando a suspensão da carreira numa iniciativa promovida pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, do qual se tornou embaixador para a saúde mental.