Os melhores surfistas nacionais estão a postos para mostrarem todo o seu valor no norte do país, com o Renault Porto Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf, a principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais, a ter início marcado para esta sexta-feira, com chamada para as 8:00 horas. A etapa nortenha decorre ao longo de todo o fim de semana, estando todas as decisões previstas para domingo.
Esta será uma etapa muito importante para as contas finais dos rankings e há mesmo a possibilidade de se coroarem campeões de forma antecipada no Porto e Matosinhos.
Com um lote de luxo de surfistas inscritos, que vai servir para abrilhantar esta luta especial, todos os olhares estão centrados nas prestações de Afonso Antunes e Teresa Bonvalot, atuais líderes dos respetivos rankings e detentores do estatuto de licra amarela.
Requisitos para Afonso Antunes ser Campeão Nacional no Renault Porto Pro:
– Vencer a etapa e esperar que Frederico Morais não chegue à final;
Requisitos para Teresa Bonvalot ser Campeã Nacional no Renault Porto Pro:
– Vencer a etapa;
– Ou ficar no 2.º posto e esperar que Yolanda Hopkins ou Carolina Mendes não vençam a etapa;
Entre os principais nomes em prova, a organização destaca a presença de Tiago Pires, antigo competidor do circuito mundial de surf que vai aproveitar o Renault Porto Pro para matar saudades da competição tal como já havia feito na etapa da Ericeira, e destaca ainda o “muito talento local que vai estar em prova, entre nomes da nova geração e ainda os mais experientes João Guedes, campeão nacional de 2009, e Francisco Alves, que desde há quatro anos faz do Porto a sua casa.”
Francisco Alves, top nacional e surfista residente no Porto, afirma que está “bastante feliz por a Liga MEO Surf estar de regresso ao Norte do país. O Renault Porto Pro é uma etapa que adoro fazer, sobretudo depois de me ter mudado para cá há quatro anos. Tenho cá toda a minha vida neste momento, desde casa ao meu filho. Anseio bastante por competir nesta etapa, até porque já me sinto praticamente em casa. Fui sempre muito bem recebido no Porto e já tenho grandes amigos por aqui. Não trocaria de cidade por nada, pois estou muito bem aqui. O Porto e Matosinhos têm todo o potencial para oferecer um bom campeonato em termos de ondas. Desejo boa sorte e boas francesinhas a todos!”
As condições esperadas para o fim de semana apontam para a entrada de ondulação, que vai assim mostrar o potencial das ondas nortenhas e, simultaneamente, permitir aos melhores surfistas nacionais exibirem todo o seu talento. Um cenário que deixa expetativas elevadas para o decorrer da prova.
Pedro Monteiro, diretor de provas da Liga MEO Surf, afirma que tem “expectativas de receber ondas, sobretudo no sábado. As previsões dão-nos boas perspetivas. Há um primeiro swell a entrar que deverá durar até sexta-feira, entrando depois uma nova ondulação para o fim-de-semana, que vai fazer com que o mar suba. Estou confiante que vamos ter boas condições para os três dias do campeonato.”
A Liga MEO Surf mantém o seu compromisso com a agenda de sustentabilidade e na manhã de sábado vai realizar uma limpeza de praia organizada pela Fundação Altice, que visa celebrar o World Clean-up Day.
Sob coordenação da Plastic Sundays, esta iniciativa vai contar com a presença dos surfistas do MEO H-Team e outros tops nacionais, assim como com colaboradores da Altice Portugal e todos os voluntários que tenham interesse em participar.
Agenda do Renault Porto Pro:
1º dia – sexta-feira, 18 de setembro
08:00 – Call primeiro dia de competição (masculino e feminino)
2º dia – sábado, 19 de setembro
08:00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
09:30 – Limpeza de praia Fundação Altice para comemorar o World Clean-up Day
3º dia – domingo, 20 de setembro
08:00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
11:00 – Renault Expression Session (por confirmar)
11:30 – Finais do Renault Porto Pro (por confirmar)
12:30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Renault Porto Pro (por confirmar)
Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session e pela Somersby Onda do Outro mundo (ambos com 2.500 euros anuais), e a disputa do Santander Award, a definir no final do ano com ponderação entre a performance desportiva e aproveitamento escolar. Destaque ainda para o Bom Petisco Girls Score, o primeiro prémio exclusivamente dedicado às senhoras, com 2.500 euros anuais para a melhor pontuação combinada no quadro de competição feminino.
Rip Curl Fantasy
Prémio vencedor etapa: Fato Rip Curl E-Bomb 3.2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
O Renault Porto Pro pode ser acompanhado a partir de casa com transmissão integral em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2020 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Renault, Allianz, Bom Petisco, Somersby, Banco Santander, Rip Curl, os parceiros de/da sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais de Porto e Matosinhos e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.