O FC Porto venceu hoje o Tondela e beneficiou do empate do Benfica com o Famalicão, em jogos da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, para ficar a um ponto de conquistar o título.
Os ‘dragões’, que somaram a quarta vitória consecutiva no campeonato, ao baterem o Tondela por 3-1, marcaram por intermédio de Danilo, aos 47 minutos, Marega, aos 64, e Fábio Vieira, aos 90+5, de grande penalidade, enquanto para a equipa da casa marcou Ronan, aos 77, também de penálti.
Com o empate (1-1) do Benfica frente ao Famalicão, os ‘dragões’ precisam apenas de um ponto nas três jornadas que faltam para garantirem o título, já quem têm oito pontos de avanço na tabela e vantagem no confronto direto.
Já o Tondela, que não vence há cinco jogos, está em 15.º, com 30 pontos, três acima da zona de despromoção, e vai continuar a lutar pela manutenção.
Na próxima jornada, o FC Porto, que lidera com 76 pontos, recebe o Sporting e Sérgio Conceição pode chegar ao segundo título em três épocas no clube, caso vença ou empate com os ‘leões’.
O Benfica entrou em campo em Vila Nova de Famalicão a saber que o FC Porto tinha vencido e que, em caso de derrota, ‘entregava’ o título ao seu adversário direto.
Os ‘encarnados’ inauguraram o marcador aos 37 minutos, por intermédio de Pizzi, mas o Famalicão conseguiu chegar ao empate na segunda parte com um golo de Guga, aos 84.
Com o empate, o Famalicão foi ultrapassado pelo Rio Ave e está em sexto, com 49 pontos, na luta por um lugar nas competições europeias.
A equipa vila-condense venceu por 2-1 na receção ao Portimonense, com o golo do triunfo a chegar já em período de descontos.
Em Vila do Conde, o Portimonense adiantou-se no marcador com um golo de Ricardo Vaz Tê, aos seis minutos, mas o Rio Ave deu a volta ao marcador com golos de Mehdi Taremi, aos 35, de grande penalidade, e de Filipe Augusto, aos 90+1.
Com esta vitória, o Rio Ave subiu ao quinto lugar, com 50 pontos, enquanto o Portimonense, primeira equipa em zona de despromoção, está em 17.º, com 27 pontos, a três de Vitória de Setúbal e Tondela.
Com a derrota do Portimonense, todas as equipas do 11.º lugar para cima já garantiam a manutenção no escalão máximo do futebol português, casos de Marítimo (11.º), Boavista (10.º) ou Santa Clara (9.º).