Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Desporto

João Almeida assume ambição na Volta ao Algarve e elogia trajeto renovado

A Volta ao Algarve arranca com um percurso renovado, presença de Vingegaard e fortes ambições dos ciclistas portugueses

07:57 18 Fevereiro, 2025 07:59 18 Fevereiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

João Almeida assumiu ser candidato a discutir a 51.ª Volta ao Algarve em bicicleta, considerando que a presença de Jonas Vingegaard, numa edição cujo percurso é “uma lufada de ar fresco”, vai endurecer a corrida.

“Acho que sou um dos candidatos para discutir a corrida. Claramente há corredores que são mais fortes ou aparentam estar mais fortes. A parte mais difícil está feita, que é o treino. Agora, é focar na corrida e controlar o que podemos controlar”, começou por dizer o ciclista português da UAE Emirates, em conferência de imprensa, no Museu de Portimão.

Dorsal número ‘1’ da edição que vai estar na estrada entre quarta-feira e domingo, o melhor voltista português da atualidade rejeitou sentir “pressão extra” por estar a competir em ‘casa’, garantindo encarar a Volta ao Algarve com “a responsabilidade normal de cada corrida”, que passa por dar o seu melhor.

“Já comecei a minha temporada, já não é a primeira corrida. Então, sendo a corrida de casa, do meu país, claramente venho com grandes ambições”, reforçou.

Segundo classificado da Volta à Comunidade Valenciana, prova na qual começou a época, João Almeida reconheceu que a inédita presença de Jonas Vingegaard, o dinamarquês da Visma-Lease a Bike que venceu a Volta a França em 2022 e 2023, vai tornar a 51.ª ‘Algarvia’ “um bocadinho mais dura”.

“Mas é bom, eleva a corrida ainda mais. É um corredor que é um bom termo de comparação”, avaliou.

Além de Vingegaard, o quarto classificado do Tour2024 também vai estar de olho em Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), o tetracampeão da Vuelta com quem partilhou pódio no Giro2023 – o esloveno ganhou e o português foi terceiro – e que, inicialmente, estava previsto na conferência de imprensa desta segunda-feira, mas não compareceu.

“Apesar de ser a primeira corrida deles, são corredores que já todos conhecem, não é nenhuma novidade. Onde vão, discutem as corridas. É para eles que também vamos estar um bocadinho a olhar nessas etapas [difíceis] e estar mais atentos”, pontuou.

O corredor de 26 anos enalteceu a qualidade da ‘startlist’ da Volta ao Algarve, apontando como exemplo os dois ciclistas – Julian Alaphilippe e Filippo Ganna – que partilharam protagonismo consigo na conferência de imprensa desta segunda-feira, e considerando que “é sempre uma das mais fortes” do calendário.

“É uma corrida bastante dura, que dá para ver como está a forma. Não só eu, mas todos os corredores [sentem o mesmo]. Até acho que os corredores de clássicas gostam de vir ao Algarve, para ver como se sentem, e serve como preparação para essas corridas”, destacou, lembrando que a ‘Algarvia’ acontece “numa altura muito boa para treinar, para preparar o resto da época”.

Esta edição apresenta algumas inovações no traçado, nomeadamente uma ‘cronoescalada’ na última etapa, com chegada ao alto do Malhão, apreciada pelo ciclista nacional, que estima que este novo percurso o pode favorecer, mas também a outros voltistas.

“No final, vai ganhar o mais forte de qualquer das maneiras. É uma boa forma de fazer as coisas um bocadinho diferentes e de mudar o percurso de uma forma positiva. Acho que dá aqui uma lufada de ar fresco à corrida e é um desafio diferente. É muito bom. Pessoalmente, gosto”, admitiu.

Almeida falou ainda das suas memórias da “Algarvia”, na qual alinhará pela terceira vez, indicando a primeira, na qual ajudou o seu antigo companheiro e campeão em título da prova Remco Evenepoel – está ausente devido a uma queda – a chegar à primeira de três vitórias, como a mais especial.

“É sempre especial a corrida do nosso país, é sempre um gosto correr em Portugal, e ser alvo do apoio das pessoas”, rematou.

A 51.ª Volta ao Algarve arranca na quarta-feira, em Portimão, e termina no domingo, com uma ‘cronoescalada’ com final no Malhão.

Leia também: Espanhóis ‘fartos’ destes turistas: “Sigam as regras. São sem dúvida os que se comportam pior”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Médico no computador.
Nacional Saúde

Paciente paga 90€ por consulta de urologia no privado e as recomendações do médico foram geradas por Inteligência Artificial

13:50 16 Julho, 2026 13:14 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Consulta de urologia de cerca de 90 euros terminou com a entrega de um documento alegadamente gerado por Inteligência Artificial

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Europe Direct Algarve Mundo Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Ciência Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Algarve Cultura

Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile

07:15 17 Julho, 2026 07:02 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa realiza-se a 26 de julho com missa solene, procissão, baile, leilão de ofertas e uma atuação especial de Yasmin Silva

Algarve Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Credores do BES já têm data para pedir compensações: saiba quem pode recuperar dinheiro

15:20 16 Julho, 2026 15:38 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de anos de espera, o Banco de Portugal prepara o procedimento que pode permitir a alguns credores recuperar parte das perdas

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Cultura Vida & Lazer

Mata portuguesa vai tornar-se a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica

09:50 14 Julho, 2026 18:47 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A distinção será atribuída a 17 de julho e reconhece as características botânicas, culturais e ambientais de um espaço com cerca de 105 hectares

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?

19:30 16 Julho, 2026 15:06 16 Julho, 2026 | João Luís

A comparação entre investimentos e jogos sociais voltou ao Parlamento e expôs uma diferença fiscal que muitos contribuintes desconhecem

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Médico no computador.
Nacional, Saúde

Paciente paga 90€ por consulta de urologia no privado e as recomendações do médico foram geradas por Inteligência Artificial

13:50 16 Julho, 2026 13:14 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Consulta de urologia de cerca de 90 euros terminou com a entrega de um documento alegadamente gerado por Inteligência Artificial

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Europe Direct Algarve, Mundo, Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Ciência, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Algarve, Cultura

Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile

07:15 17 Julho, 2026 07:02 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa realiza-se a 26 de julho com missa solene, procissão, baile, leilão de ofertas e uma atuação especial de Yasmin Silva

Algarve, Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Credores do BES já têm data para pedir compensações: saiba quem pode recuperar dinheiro

15:20 16 Julho, 2026 15:38 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de anos de espera, o Banco de Portugal prepara o procedimento que pode permitir a alguns credores recuperar parte das perdas

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Cultura, Vida & Lazer

Mata portuguesa vai tornar-se a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica

09:50 14 Julho, 2026 18:47 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A distinção será atribuída a 17 de julho e reconhece as características botânicas, culturais e ambientais de um espaço com cerca de 105 hectares

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?

19:30 16 Julho, 2026 15:06 16 Julho, 2026 | João Luís

A comparação entre investimentos e jogos sociais voltou ao Parlamento e expôs uma diferença fiscal que muitos contribuintes desconhecem

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Últimas Notícias

  • PSP alerta para burla do perfil clonado: pedido urgente de dinheiro pode ser falso
    PSP alerta para burla do perfil clonado: pedido urgente de dinheiro pode ser falso
  • Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
    Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
  • Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile
    Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile
  • Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus
    Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus
  • Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva
    Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

Opinião

  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
  • Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
    Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal