Os portugueses Jaime Faria e Fábio Coelho garantiram, esta segunda-feira, a presença na ronda de apuramento para o quadro principal de singulares do 32.º Faro Open, torneio internacional de 25.000 dólares que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis, entre os dias 19 e 26 de fevereiro.
Terceiro cabeça de série da fase de qualificação, Jaime Faria (595.º colocado na hierarquia mundial masculina) precisou de trabalhar muito para seguir em frente. O jovem de 19 anos teve, aliás, de anular um match point a caminho da vitória por 6-4, 3-6 e 12-10 contra o britânico Sean Hodkin (1208.º) no match tie-break, no qual até foi o primeiro jogador a dispor de pontos para resolver o braço de ferro (liderou por 9-6) antes da reação do adversário.
A vitória desta segunda-feira foi a segunda do lisboeta no torneio e permitiu-lhe marcar encontro com o senegalês Seydina Andre (904.º) na ronda de acesso ao quadro principal, a mesma para a qual também seguiu Fábio Coelho.
O jovem de Oliveira de Azeméis, atualmente na 1014.ª posição da tabela mundial, teve um dia mais tranquilo, dado que passou pelo checo Jan Jermar(sem classificação internacional) com os parciais de 6-2 e 6-1 em apenas 61 minutos.
Hynek Barton, checo de 18 anos e número 726 mundial, será o próximo adversário do atual campeão nacional absoluto.
Em sentido contrário a Jaime Faria e Fábio Coelho, Salvador Monteiro e Afonso Portugal foram eliminados durante a tarde: um dia depois de se ter estreado em torneios profissionais com uma vitória, Monteiro, de 15 anos, cedeu por 6-2 e 6-0 para o oitavo cabeça de série, Sergi Perez Contri (717.º do ranking); já Portugal, oito anos mais velho do que o compatriota, perdeu por 6-3 e 6-1 com o primeiro pré-designado, o francês Maxime Chazal (505.º).
A jornada desta segunda-feira também deu a conhecer os resultados dos sorteios dos quadros principais de singulares e pares, dos quais fazem parte vários tenistas portugueses.
A grelha individual conta, para já, com seis jogadores “da casa” e pelo menos um deles chegará à segunda eliminatória, dado que o sorteio ditou um encontro 100% português entre Pedro Sousa (ex-99.º e atual 462.º) e Tiago Pereira(1430.º).
Dos restantes, Gonçalo Oliveira (473.º), Duarte Vale (559.º) e Pedro Araújo(644.º) foram todos sorteados frente a adversários que integram o lote de cabeças de série — Giovanni Fonio (329.º), Billy Harris (366.º) e Michael Vrbensky (376.º), respetivamente.
Já Henrique Rocha (858.º), que entrou como special exempt depois de conquistar o primeiro título ITF da carreira em Vila Real de Santo António, começará o Faro Open contra o israelita Yshai Oliel (469.º).
Nos pares, 10 dos jogadores inscritos (entre as 16 duplas) são portugueses: Gonçalo Oliveira tem a seu cargo o estatuto de primeiro cabeça de série com o australiano Jason Taylor, Jaime Faria/Duarte Vale são os terceiros e Fábio Coelho/Gonçalo Falcão os quartos, com Henrique Rocha/Tiago Pereira e Rodrigo Fernandes/Manuel Guedes de Almeida a formarem as restantes duplas nacionais, enquanto Pedro Araújo alinha ao lado de Sean Hodkin.