O português Gonçalo Oliveira apurou-se, esta quinta-feira, para os quartos de final do quadro principal de singulares da 13.ª edição do Loulé Open, torneio internacional de 25.000 dólares que o Clube de Ténis de Loulé organiza, com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis, entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março. Em pares, Jaime Faria e Duarte Valeavançaram para as meias-finais.
Um dia depois de ter registado a única vitória lusa (em oito possíveis) na eliminatória inaugural, Gonçalo Oliveira — atualmente na 464.ª posição do ranking, mas ex-194.º — voltou a vencer ao rubricar os parciais de 6-1 e 6-2 contra o francês Jules Marie (440.º).
Tal como na véspera, Oliveira foi autoritário desde o início: determinado em comandar desde a linha de fundo com uma capacidade de aceleração acima da média, o portuense de 28 anos entrou com tudo e logo ao segundo jogo (depois de anular três pontos de break no arranque) assinou a quebra de serviço que lhe permitiu ditar desde cedo o rumo dos acontecimentos.
Com duas vitórias convincentes em dois dias, Gonçalo Oliveira marcou encontro nos quartos de final com Michael Geerts (238.º). O belga precisou de trabalhar durante 2h02 para dar a volta a Eliakim Coulibaly, da Costa do Marfim, por 5-7, 6-2 e 6-4, e confirmar o estatuto de primeiro favorito.
Quem também voltou a seguir em frente foi Lukas Rosol. Estrela maior do torneio, o ex-top 30 mundial aplicou os parciais de 6-2 e 6-2 ao israelita Yshai Oliel. O próximo adversário do tenista checo será Lucas Poullain, campeão do Faro Open no último fim de semana que assinou a sétima vitória seguida ao superar Billy Harris por 6-4 e 6-3.
Para além de Gonçalo Oliveira em singulares, a comitiva portuguesa continua representada no Loulé Open by Cimpor por Jaime Faria e Duarte Vale na variante de pares.
Terceiros cabeças de série, Faria e Vale derrotaram o compatriota Fábio Coelhoe o francês Clement Chidekh em duas partidas, com os parciais de 6-3 e 7-5, e apuraram-se para as meias-finais.
Na sexta-feira, a dupla lusa tentará vingar a derrota (6-4 e 6-4) dos também portugueses Henrique Rocha e Tiago Pereira para os primeiros cabeças de série Jesper De Long e Aidan McHugh, dos Países Baixos e da Grã-Bretanha, respetivamente.