Gonçalo Falcão, Afonso Portugal, André Stewart, Francisco Vilaça e Manuel Guise Pinheiro apuraram-se para a segunda ronda do qualifying do The Campus Open, onde tal como as anteriores também a jornada desta terça-feira foi interrompida pela chuva. Organizada com os apoios do Resort da Quinta do Lago e da Federação Portuguesa de Ténis, a sexta edição do torneio internacional de 25.000 dólares acontece entre os dias 5 e 12 de março.
O primeiro a avançar na jornada desta terça-feira foi Manuel Guise Pinheiro, que assinou a primeira vitória da carreira em torneios do circuito internacional ao vencer o duelo português com Pinto Gonçalves, de 15 anos e jogador do The Campus, por 6-3 e 6-3 após 1h26.
A competir apenas pela segunda vez em torneios ITF (a primeira foi na semana passada, em Loulé), Guise Pinheiro juntou-se a Diego Fernandez Flores na segunda de três rondas do qualifying. O chileno é o número 936 mundial e defende o estatuto de quarto cabeça de série.
Pouco depois, também Gonçalo Falcão avançou. O português de 35 anos deu a volta ao alemão Jimmy Yang (1425.º ATP) e triunfou por 5-7, 7-5 e 10-5, dando o primeiro de três passos necessários para repetir a campanha de há oito dias, quando chegou ao quadro principal.
O próximo adversário do atual campeão mundial de veteranos +30 em singulares, pares masculinos e pares mistos será Pedro André de Almeida Santos, brasileiro responsável pela eliminação do português Gabriel Tacanho por 6-3 e 6-2.
Ainda no The Campus, a manhã desta terça-feira também foi de festa para André Stewart, que a jogar em casa impôs autoritários 6-1 e 6-0 em 50 minutos ao brasileiro Glauco Pinheiro da Cruz para inscrever o nome na segunda ronda.
O próximo adversário do jovem “da casa” será o helvético Maurus Malgiaritta, sem ranking profissional.
As restantes vitórias lusas foram celebradas na Vilamoura Tennis & Padel Academy, o palco escolhido pela organização para agilizar a realização dos encontros em atraso. Francisco Vilaça impôs-se por 6-0 e 6-4 ao irlandês David Gabor e agendou encontro com Niels Visker (1295.º), enquanto Afonso Portugal superou o compatriota Bernardo Henriques pelos parciais de 6-2 e 6-2 e juntou-se ao espanhol Mikel Martínez (1857.º).
Falcão, Portugal, Stewart, Vilaça e Guise Pinheiro juntaram-se a Manuel Guedes de Almeida e Duarte Trocado, os dois portugueses que ainda no domingo superaram a eliminatória de estreia. Mas o número de representantes nacionais na segunda ronda ainda pode aumentar, dado que a chuva que caiu a meio da tarde desta terça-feira adiou os encontros de Luís Miguel Saraiva e Duarte Correia.