Daniel Dias é um atleta de Vila Nova de Gaia. Com apenas 19 anos e ainda a cumprir o seu primeiro ano na categoria, ele conquistou um resultado histórico para “Sicasal Mitical Torres Vedras | U23 Cycling Team”, que até então nunca havia alcançado o pódio dos campeonatos nacionais de ciclismo de estrada.
O atleta era apontado como um dos principais favoritos à vitória depois de ter surpreendido toda a concorrência na prova de reabertura.
No entanto, nesta prova, por ter feito um quilómetro com desempenho inferior ao desejado, ele acabou por perder 15 segundos face ao adversário Guilherme Mota da Kelly/ UDOliveirense.
Daniel soube reconhecer a superioridade do adversário e agradeceu a todos que manifestaram o seu apoio aos elementos da equipa, enaltecendo o papel dos patrocinadores que “sempre estiveram connosco, mesmo neste período bastante difícil, proporcionando-nos todas as condições para trabalhar e evoluir da forma mais adequada e confortável”.
O campeonato nacional de fundo, realizado sábado, dia 15 de agosto, ficou marcado por mais uma demonstração de superioridade da equipa continental Kelly/UDOliveirense. A 90 quilómetros da meta final, a equipa de Oliveira de Azeméis, aproveitando a distração dos adversários e colocando 3 atletas em fuga, acabaram por alcançar uma vantagem de 3 minutos. Esta vantagem deixou as outras equipas em enormes dificuldades.
Apesar do esforço de todos os elementos, alguns erros individuais prejudicaram uma melhor performance da equipa de Torres Vedras, que mesmo assim provou a sua superioridade em relação às restantes equipas de formação.
Num total de 6 elementos de equipas sub-23 que terminaram a corrida, 4 eram “torrienses”. Destacando Diogo Narciso (17º) que “foi sempre o atleta mais esclarecido da equipa”, Daniel Dias (18º), Rafael Torres (19º) e Francisco Guerreiro (24º).
No fim desta prova, Fábio Costa da Kelly/UDOliveirense foi consagrado o novo campeão nacional.