A 46ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor reuniu, no passado domingo, na pista de crosse das Açoteias os melhores atletas do mundo. A prova, que integra o Circuito Mundial de Cross da World Athletics – Gold Level, contou com a participação de mais de 800 atletas, oriundos de diversos países.
O evento, que integrou, também, o Campeonato Regional de Corta Mato e o 20.º Corta Mato Jovem das Areias de S. João, regressa no próximo ano com a promessa de incluir, novamente, a Taça dos Clubes Campeões Europeus na mítica prova das sapatilhas douradas. O francês Yann Schrub e a etíope Likina Amebaw foram as estrelas da edição de 2023.
Integrada no Circuito Mundial da World Athletics Cross Coutry Tour, única competição de Corta Mato com pontos WA para o ranking mundial em território nacional, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é o 4º Cross mais antigo a integrar o Circuito WA, sendo considerada pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira como “um evento estratégico na promoção do concelho”.
José Carlos Rolo sublinha que se trata de “um evento inserido no calendário internacional da modalidade, o que em plena época baixa, é extremamente positivo para promover a marca lá fora, não só como um destino turístico de qualidade, mas também como um concelho que tem todas as condições para receber grandes eventos desportivos internacionais, o que vem de encontro ao desafio que nos propusemos de candidatar Albufeira a Cidade Europeia do Desporto em 2023”.
O autarca salientou o sucesso da iniciativa que diz que resulta do trabalho conjunto da Associação de Atletismo do Algarve, Município de Albufeira e Clube Desportivo das Areias de S. João.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a 46ª edição do Cross das Amendoeiras contou com centenas de espetadores que se deslocaram à Pista das Açoteias para aplaudir os melhores atletas do mundo, mais de 800 em competição nas várias provas.
Na prova masculina, a vitória coube ao francês Yann Schrub, que terminou a prova com 25:17 minutos, à frente do compatriota Valentin Gondouin, com 25:21. O português Samuel Barata, do Sport Lisboa Benfica, conquistou o terceiro lugar do pódio ao concluir a prova com 25:21.
Em femininos, a etíope Likina Amebaw liderou a competição ao terminar em primeiro lugar com 21:35 minutos, seguida de Nataliya Strebkova, da Ucrânia, com 21:38. O terceiro lugar foi para Elena Burkard, da Alemanha, que terminou a prova com 21: 44 minutos. Patrícia Serafim, do Clube das Areias de São João, foi a grande surpresa do dia: foi a melhor portuguesa em competição, tendo ficado posicionada em sexto lugar.
À margem do evento, Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Desporto da autarquia, referiu que “o Cross é uma prova âncora a nível desportivo”, tendo aproveitado para divulgar que “o Município de Albufeira já firmou o acordo que irá permitir voltar a integrar a Taça dos Clubes Campeões Europeus no Cross Internacional das Amendoeiras, sendo pretensão da autarquia voltar a trazer para o local campeonatos mundiais e campeonatos da europa como sucedeu em 2010”.
A 46ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é uma organização conjunta da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Albufeira, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve.