O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, assinou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com nove clubes e associações do concelho. O total da comparticipação atinge os 215 mil euros, montante superior ao concedido em 2016, ano em que a Câmara investiu 170 mil euros na celebração de Contratos-Programa e onde já se havia registado um aumento de 20% em relação a 2015.
“Até ao final do ano iremos celebrar Contratos-Programa com os restantes clubes e associações, que não disponibilizaram de imediato toda a documentação necessária para podermos viabilizar os contratos”, esclarece Carlos Silva e Sousa.
Valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo município
Em 2016 o valor contemplou 16 clubes e colectividades, 2.894 atletas, dos quais 1.790 são federados, e 32 modalidades desportivas. Este ano, vão beneficiar dos contratos um total de 4229 atletas, dos quais 1593 são federados, praticantes de 21 modalidades como patinagem artística, voleibol, basquetebol, ginástica rítmica, ténis, artes marciais, futebol, atletismo, ciclismo, squash, judo, danças de salão, natação ou triatlo.
Os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo município, que têm por base os seguintes indicadores: número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.
Até ao momento, os clubes e associações contemplados foram o Guia Futebol Clube, Bellavista Desportivo Clube, Clube Desportivo Areias de São João, Imortal Basket Clube, Atlético Clube de Albufeira, Associação Centro Karaté Shotokan Algarve –ACKSA, Clube de Artes Marciais de Albufeira e a ARPA- Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira.
Foi criada uma verba suplementar de 24 mil euros
Este ano foi também criada uma verba suplementar de 24 mil euros para “assegurar as questões relacionadas com o transporte, nomeadamente o aluguer de viaturas para a deslocação das equipas, uma vez que a autarquia não tem capacidade para ceder transporte municipal a todas as colectividades”. O presidente da Câmara garante que “o município tem seguido uma política activa de colaboração com os clubes que mobilizam praticantes residentes no concelho, disponibilizamos transporte e combustível, bem como instalações para a realização de treinos e jogos”.
Os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo estão enquadrados no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo (PAAD) que tem como objectivo apoiar a prática desportiva no concelho, nomeadamente o trabalho dos clubes na promoção do acesso ao desporto, quer ao nível da formação e ocupação do tempo livre dos jovens, fomentando hábitos de vida saudáveis, quer na vertente da competição.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)