O primeiro Workshop de Fotografia de Boudoir, da Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA), com a duração de 6 horas (nível Intermédio), realiza-se no dia 9 de março no Hotel Real Marina em Olhão, sendo lecionado pelo fotógrafo e formador Paulo Côrte-Real, e com a participação ao vivo da modelo Maria do Mar.
Segundo disse ao POSTAL o presidente da ALFA, Carlos Cruz, “uma sessão fotográfica de boudoir é um processo totalmente personalizado, planificado ao ínfimo detalhe com a modelo, com iluminação cuidada, conforto e beleza”.
O site da ALFA explica que “no mundo em que vivemos, parece que existe um esforço considerável para não se falar e esconder os aspetos relativos à sensualidade e ao sexo na cultura em geral. No cinema por exemplo está a acontecer um retrocesso, um atrito, existe pudor em mostrar esse lado da Humanidade, porque ou é desconfortável, provoca inveja e raiva nos olhares alheios ou porque simplesmente os grandes estúdios que são geridos hoje em dia por magnatas do dinheiro deixaram de se importar com a condição humana e preferem apresentar “conteúdo” que abrange o maior número de pessoas e fere o menor número de suscetibilidades. Existe uma pressão para que a ideologia seja normalizada em todas as vertentes e para que o lucro seja fácil, o que está a provocar precisamente uma divisão clara no público, porque simplesmente a vida real é bem mais dura, eclética e diversificada e deve-se poder explorar todas as vertentes da condição humana e deve-se dar aos artistas a possibilidade de analisar mais profundamente os temas que afligem a sociedade, por mais desconfortáveis que sejam”.
O que é o Boudoir?
Boudoir é palavra de origem francesa que designa um compartimento ou pequena sala de estar ou salão de beleza, de uso exclusivo das senhoras da classe alta do século XVIII. Por norma, este compartimento situava-se entre a sala de jantar e o quarto de dormir, o qual servia para as senhoras se vestirem, se recomporem no respeita ao vestuário, retocarem a maquillage, trocarem entre si conversas do foro feminino, ou para receberem visitas, bordarem, escreverem ou simplesmente para passarem o tempo.
Estes, eram decorados com materiais nobres, predominando os tons pastel e povoados por móveis espelhados, almofadas de veludo e lustres de cristal.
Segundo explica em comunicado Paulo Côrte-Real, “vejo neste tipo de fotografia o expoente máximo da busca do belo no feminino. Uma sessão fotográfica de boudoir, é um processo planificado, o qual se pretende que seja uma descoberta e, simultaneamente, um reconhecimento, aceitação e gratificação pessoal, da sua beleza, da sua sensualidade e personalidade”.
E na prática, qual é realmente o impacto que um trabalho desta natureza tem na pessoa fotografada? A decoradora de interiores Florbela Peixeiro descreve a sua experiência desta forma:
“O convite despertou algo em mim. Ser fotografada num formato sensual era tentador e assustador ao mesmo tempo. Mostrar as minhas inseguranças… mas um sim saiu da minha boca sem dificuldade. Talvez por confiar no fotógrafo.
A semana antes da data da sessão foi uma semana de revelação interna de muita introspeção e observação. Como é a mulher por trás da imagem que mostra ao mundo. Em quantas partes se divide como é o seu interior, a sua verdadeira essência.
A escolha dos looks foi pensada por mim e partilhada, tudo encaixava, parece que já estava escrito que estas fotografias tinham que acontecer. Optei por três looks destintos, talvez que representem as várias mulheres que já fui ou ainda sou, mas em capítulos diferentes”.
Mais cursos e ações de formação da ALFA
Workshops e cursos de curta duração presenciais para alimentar a paixão criativa ou mesmo para ganhar novas competências na fotografia é a oferta da ALFA, para o primeiro semestre de 2024.
Os cursos e as ações de formação anunciados no site da ALFA abrangem diversas vertentes, Iniciação, Fotografia Noturna, Iluminação, Iniciação para Jovens. São dirigidos a fotógrafos interessados com diferentes diversos níveis de aprendizagem e a larga maioria realizam-se na sede da associação, na Galeria Arco, em Faro.
Na oferta formativa de curta duração, a associação volta a apostar na Astrofotografia e na Edição de Imagem, cursos que já tiveram edições anteriores.
As inscrições são limitadas e já estão abertas, através do site da ALFA [clicar aqui]. Mais informações poderão ser obtidas pelo Whatsapp 926 250 304 ou pelo e-mail [email protected].
Leia também: Receba 1 bilhete duplo grátis para assistir ao Moto GP 2024 em Portimão