Uma exposição, que reúne os trabalhos realizados pelos utentes da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, vai inaugurar no dia 6 de março, pelas 17:00, no Auditório da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa. Na ocasião terá também lugar a tertúlia “Arte e Saúde Mental”.
A mostra terá orientação do escultor e ceramista Hermínio Pinto da Silva e curadoria de Na Mouche – Associação Cultural, organizadora do Open Studios Faro e da tertúlia “Arte e Saúde Mental”.
Esta exposição reúne os trabalhos realizados numa oficina que decorreu ao longo de três meses, e foi um trabalho intensivo em que os utentes tiveram a oportunidade de visitar o telheiro a São Brás de Alportel – Terracota do Algarve, onde recolheram o seu próprio barro, o qual depois trabalharam sensorialmente acompanhados pela música do artista Sérgio Almeida, e com o qual por fim, tiveram a possibilidade de criar peças de barro, expressando o seu universo interior.
A exposição resulta como o culminar do processo e é o momento em que os intervenientes terão a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido à comunidade.
A tertúlia conta com a participação do utente da Asmal David Martins, da técnica de reabilitação na área das artes e da cultura Nídia Gonçalvez, da artista plástica e docente na Universidade do Algarve Susana Medeiros e da artista e terapeuta Sónia Brito Esteves.
Leia também: Chef Filipe Martins, da Kubidoce, criou pastel com ingredientes da Ria formosa