O Centro Cultural de Cartaya, na vizinha província de Huelva em Espanha, encheu esta sexta-feira, para assistir à apresentação de “A expedição do corsário D. Gonçalo Camelo às costas de Huelva, em 1336”, do historiador algarvio Fernando Pessanha.
A sessão, moderada pelo historiador Juan Villegas Martín, contou com a presença da vereadora de cultura do município de Cartaya, Ana Macias, que manifestou o seu regozijo ao verificar lotação esgotada no auditório do centro cultural daquela cidade andaluza para a realização de uma conferência sobre um episódio da história luso-castelhana.
Durante aproximadamente uma hora, Fernando Pessanha, investigador da Academia de Marinha e da Associação Ibérica de História Militar, dissertou sobre uma expedição naval silenciada pelas crónicas castelhanas e dirigida contra Lepe e Gibraleón, no contexto da guerra luso-castelhana de 1336-1339, abordando igualmente a importância do porto de Tavira e o seu envolvimento nesta campanha militar.
No final da sessão, o também técnico superior de cultura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António deixou a promessa de regressar ao Centro Cultural de Cartaya para a realização de uma conferência a propósito de outro episódio comum à História do Algarve e da província de Huelva.
Leia também: Vila Real de Santo António assinalou o 122.º aniversário do mestre Manuel Cabanas