“Fish pay attention to the Moon” é o nome da primeira exposição do fotógrafo algarvio José Graça que tem inauguração marcada para dia 2 de setembro, sexta-feira, às 17:00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago em Olhão, onde poderá ser visitada até 28 de setembro.
Segundo o autor, “este é um documentário de fotografia autoral sobre a pesca do Polvo que, ao longo de 28 imagens, visa salientar o trabalho árduo do pescador de uma forma complexa e Pura”. O fotógrafo adverte, porém, que “o Polvo acaba por ser o protagonista, ao revelar algumas das suas façanhas”.
Deixando um especial agradecimento à tripulação da embarcação “André Sousa” e ao mestre “Rogério”, o autor descreve esta experiência fotográfica como uma “conexão inesquecível à cultura da sua terra”, ao ponto de decidir partilhá-la publicamente nesta sua primeira exposição.
José Graça andou durante três longos dias, a bordo da embarcação “André Sousa”, à descoberta do mundo da pesca do Polvo
Durante três longos dias, a bordo da embarcação “André Sousa”, ao largo da Fuzeta, José Graça andou de câmara fotográfica em riste, à descoberta do impressionante mundo da pesca do Polvo. Este Documentário é o resultado dessa magnífica experiência e visa mostrar, de uma forma natural e espetacular, a arte da apanha do polvo e as façanhas deste singular e misterioso molusco marinho.
Para a captação das imagens, o autor inspirou-se no fotógrafo William Klein, tendo usado uma objetiva grande angular e um flash direto, de forma a captar os instantes sem manipular as situações. Como a embarcação tinha bastante espaço, aproveitou para se movimentar à vontade, procurando os melhores ângulos e momentos, sem atrapalhar o árduo trabalho e foco dos pescadores.
José Graça sublinha que “esta exposição não teria sido possível sem o apoio do José Bacelar, Manuel Teixeira e Ruben Mália”, estendendo os agradecimentos “a todas as entidades e pessoas que facilitaram o processo, designadamente, Capitania da Fuzeta, Biblioteca Municipal de Olhão e Câmara Municipal de Olhão”.
Sobre José Graça
José Graça é natural da vila da Fuzeta, no concelho de Olhão, e trabalha como fotógrafo desde 2013. Em 2019, decidiu formar-se no Instituto Português de Fotografia, no Porto. Tem-se dedicado maioritariamente à fotografia Editorial e de Autor (documental). “Fish pay attention to the Moon” é a sua primeira exposição, que enaltece a tradição da pesca do Polvo, por a considerar algo que o conecta verdadeiramente com a terra que o viu crescer.