Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura

Programação de verão em Portimão arranca com propostas culturais para todos os gostos

Música, fotografia, dança e literatura, sem esquecer as tradições de cunho popular, durante três dias.

09:50 13 Julho, 2022 09:51 13 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Este verão vai ser marcado no concelho de Portimão por um atrativo conjunto de propostas culturais, dirigidas a toda a gente, e que arranca nos dias 15, 16 e 17 de julho com propostas nas áreas da música, fotografia, dança e literatura, sem esquecer as tradições de cunho popular.

Logo na sexta-feira, as notas musicais da Simple Song Band vão dominar todas as atenções a partir das 21:00, integrando a programação da iniciativa “Música no Coreto”, promovida pela Junta de freguesia de Portimão, que terá lugar no coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes.

Fotos D.R.

Meia hora depois, o Festival Choque Frontal estará de regresso à Alameda da República de Portimão após dois anos de interregno, devido à pandemia, com as atuações de Sara Espírito Santo, Neon Noir e The Knightriders Band.

No sentido de dar continuidade aos eventos realizados pelo programa Choque Frontal da Rádio Alvor, o espetáculo abre com a cantora Sara Espírito Santo que, acompanhada pelo guitarrista Cammi, promete groove e um balanço muito especial, numa atuação que apresentará alguns clássicos do jazz e da soul music.

Quanto aos Neon Noir, dizem ter nascido da necessidade da contínua expressividade criativa, do social real e não virtual, da mistura do clássico ao moderno, com o propósito de criar uma identidade única, inspirada principalmente no movimento musical neo soul.

A noite terminará em festa com os Knightriders, que levarão o público numa viagem aos grandes sucessos da década de 1980, encerrando da melhor forma este evento de entrada livre, realizado pela Alvor FM em parceria com a Freguesia de Portimão e o apoio do Município de Portimão.

Ainda na mesma data, a partir das 21:30, continua a animação de verão no Jardim D. João II, em Alvor, com um bailarico popular.

As propostas para sábado, dia 16, abrem sob uma temática bastante atual, com a inauguração na antiga Lota de Portimão, às 18:00, da exposição de fotografias “75 dias na Ucrânia”, o período em que o fotojornalista portimonense João Porfírio, que estará presente, esteve em território ucraniano numa reportagem para o jornal “Observador”.

Durante o tempo em que a mostra estiver aberta ao público haverá um som ambiente de música orquestral, interrompido regularmente pelo som das sirenes de eventual ataque aéreo, contando essa playlist com a curadoria do prestigiado maestro Martim Sousa Tavares, fundador da Orquestra Sem Fronteiras, também presente na inauguração com cinco dos seus músicos.

A exposição, que pode ser vista até 16 de outubro próximo entre as 17:00 e as 23:00, reúne alguns exemplos marcantes do trabalho que o fotojornalista de 27 anos desenvolveu em cidades como Kiev, Bucha, Irpin, Borodianka, Hostomel, Kharkiv, Mikolaiv, Odessa, Lviv e Zaporizhzhya, durante os quais procurou espelhar o mais possível a realidade vivida na Ucrânia após a invasão russa.

Meia hora depois, a iniciativa “Verão Azul” estará de regresso ao Jardim 1º de Dezembro, numa ação da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes destinada a celebrar o centenário de nascimento do único Prémio Nobel da Literatura português, sob o lema “Herdeiros de Saramago passam o testemunho”.

Para o efeito, foram convidados quatro autores, galardoados com o prestigioso Prémio Literário José Saramago, que passarão o testemunho a escritores que ainda não obtiveram esse honroso reconhecimento, como será o caso do próximo sábado, quando Bruno Vieira Amaral convidar Frederico Pedreira a partilhar conversas com o público.

À noite, dominarão as tradições populares, na forma do 23º Festival de Folclore da Figueira e do 20º Festival de Folclore, promovido pelo Rancho Folclórico da Ladeira do Vau.

Depois de dois anos de paragem, o evento que terá lugar no Polidesportivo da Figueira tem início às 21:30 e juntará o Rancho Folclórico da Figueira, o Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul (Paio Pires), o Grupo Cultural e Etnográfico de Alcanhões (Santarém) e Grupo Cultural e Etnográfico de Ribeira de Mata (Soure), estando ainda agendado para as 22h45 um baile popular, com o acordeonista e vocalista Roberto Bernardino.

Quanto ao espetáculo agendado para as 21:00 no recinto da sede do Rancho Folclórico da Ladeira do Vau, contará com a participação do Rancho Folclórico Fazendas de Almeirim, do Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho (Poceirão) e do Rancho Folclórico Cinco Estrelas de Abril (Grândola), para além do agrupamento organizador.

Ainda no âmbito da expressão corporal, destaque para o espetáculo de encerramento do ano letivo 2021/2022 da Escola Municipal de Dança, marcado para as 22:00 no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão e intitulado “A face oculta da Lua”.

Participarão as classes de ballet intermédio e dança contemporânea, sendo convidados para este momento especial a bailarina Laura Abel e o músico Paulo Viegas.

Por fim, no domingo 17 de julho o Portimão Arena será palco, a partir das 18:00, do espetáculo de final do ano letivo do Portimão Dance Studio.

Lota Cool Market e Portimão Wine Tasting estão de regresso

A cadência de eventos de cunho cultural continuará nos dias seguintes, com o regresso – após dois anos de interregno devido à Covid-19 – do Lota Cool Market, promovido pela Teia D’impulsos na antiga Lota de Portimão e zona envolvente, e que de 21 a 24 de julho, entre as 18:00 e a 01:00, será marcado por uma eCOOLogical vibe muito própria, em prol da consciencialização ambiental dos visitantes.

O “mercado mais cool do sul” é de entrada livre e contará com um cartaz musical e outros momentos de animação, promovendo o conceito de mercado pop-up ao ar livre, ao reunir propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas.

Por outro lado, e também depois de uma paragem de dois anos por causa da pandemia, os produtores de vinhos do concelho voltam a exibir as suas colheitas no Portimão Wine Tasting, marcado para os dias 22, 23 e 24 de julho na Fortaleza de Santa Catarina.

Durante três dias, entre as 21:00 e a meia-noite, a Herdade dos Pimentéis, a Quinta da Penina e a Aveleda SA farão as honras da casa num evento cheio de animação, onde se pode conhecer, provar e adquirir vinhos de qualidade reconhecida, assim como os produtores e enólogos que lhes dedicam trabalho e dão alma.

Enquanto a música e a dança desfilam no palco, os visitantes terão oportunidade de degustar a excelência e o requinte dos vinhos produzidos em Portimão, num ambiente sofisticado e descontraído, tendo como cenário a fachada da Fortaleza de Santa Catarina, o rio, e o mar.

Toda esta dinâmica terá continuidade ao longo da época estival, complementando os atributos que fazem de Portimão um destino turístico de referência, com destaque para a oferta hoteleira, o património, a cultura, a gastronomia e, sobretudo, a natureza.

A programação de verão poderá ser consultada aqui.

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve Cultura

Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas

15:46 17 Agosto, 2026 15:48 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, moradores e visitantes poderão decalcar as pedras das muralhas e contribuir para uma futura instalação artística em Faro

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Política

Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação

15:20 17 Agosto, 2026 15:10 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O autarca rejeita privilégios no acesso à habitação e contesta a acusação de discriminação e incitamento ao ódio apresentada pelo Ministério Público

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformado feliz no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Vêm aí transportes públicos grátis para pensionistas nestas condições: veja quem tem direito

07:50 15 Agosto, 2026 12:57 14 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Novas regras vão permitir que alguns pensionistas utilizem gratuitamente os transportes públicos em todo o país

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve, Cultura

Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas

15:46 17 Agosto, 2026 15:48 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, moradores e visitantes poderão decalcar as pedras das muralhas e contribuir para uma futura instalação artística em Faro

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Política

Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação

15:20 17 Agosto, 2026 15:10 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O autarca rejeita privilégios no acesso à habitação e contesta a acusação de discriminação e incitamento ao ódio apresentada pelo Ministério Público

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformado feliz no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Vêm aí transportes públicos grátis para pensionistas nestas condições: veja quem tem direito

07:50 15 Agosto, 2026 12:57 14 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Novas regras vão permitir que alguns pensionistas utilizem gratuitamente os transportes públicos em todo o país

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Últimas Notícias

  • Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas
    Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas
  • Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
    Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
  • Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite
    Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite
  • Falhas nos tempos de espera das urgências no Algarve foram causadas por problemas informáticos
    Falhas nos tempos de espera das urgências no Algarve foram causadas por problemas informáticos
  • Vai marcar férias? Há erros discretos na reserva do hotel que podem custar dinheiro e conforto
    Vai marcar férias? Há erros discretos na reserva do hotel que podem custar dinheiro e conforto

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento