O POEMUS – ciclo de poesia e música da Casa Álvaro de Campos de Tavira regressa esta sexta-feira para a temporada 2024. A sessão 72, “Poetas do Avesso – Poesia Politicamente Incorrecta!”, realiza-se no foyer pelas 18:30.
As vozes e sons, dramaturgia, encenação, interpretação, guarda roupa e cenografia estão a cargo de Carla Moreira e Joana Espiñal.
O público terá oportunidade de ouvir poesia de Abade de Jazente, Augusto Gil, Bocage, Ary dos Santos, entre outros autores.

Num presente apocalíptico, num quintal que poderia estar mesmo ao lado da vossa casa, duas ex-actrizes recordam histórias poéticas de outros tempos: as suas, de amigos e inimigos e trocam histórias em forma de poesia, que são tudo menos correctas. Mas tão divertidas.
As “Poetas do Avesso” propõem o recital poético “Poesia politicamente incorrecta”, uma performance que gira em torno de poemas eróticos, burlescos e satíricos, que pretende divertir o público através de poesia provocadora, mordaz, sedutora e rocambolesca.
Este lado cativante da má-língua, que mostra que a poesia também é contadora de outras histórias e trajectos, declama percursos aventureiros, divertidos e absurdamente bem escritos, desde os cancioneiros medievais aos autores românticos e modernistas, alguns deles anónimos, incluindo também poesia contemporânea.
Carla Moreira é autora, actriz e militante das palavras. Faz teatro no T.E.L. Foi parte da Trupe Barlaventina, fez teatro no Ideias do Levante e e fez parte do projecto de contos “As desfiadoras” com Ana Machado, Joana Espinal e Pedro Guerreiro.
Integrou a performance poético-musical “Evento Levante” na 4ª edição do “ConVento Levante entre outras acções performativas. Escreve ficção, artigos e poesia. Criou e realiza a oficina de poesia e desenvolvimento pessoal, “Um poema na mão”.
Joana Espiñal é, entre muitas outras coisas, contadora de histórias com formação em artes plásticas, o que lhe tem permitido trabalhar com o livro desde a sua criação até à apresentação ao público.
O seu grande projeto é o “Até à Lua”, uma loja que oferece jogos de tabuleiro, brinquedos, livros infantis e atividades artísticas, proporcionando experiências memoráveis para crianças e famílias, mas nunca perde uma oportunidade de poder levar o mundo das histórias e da fantasia onde ele desejar ir.

Leia também: Casa Álvaro de Campos em Tavira celebra 5 anos de sessões dedicadas à música e poesia