A iniciativa “Património ao Luar” prossegue este sábado, dia 10 de setembro, pelas 21h30, desta vez para uma visita noturna e caminhada geológica a um dos mais importantes locais do território do aspirante a Geoparque Algarvensis: a Rocha da Pena.
Através desta atividade, os participantes ficarão a conhecer as histórias que este monumento natural tem para contar, ao mesmo tempo que realizarão uma caminhada de 5 km (dificuldade média).
O encontro será na Fonte dos Amuados (Bar das Grutas). A inscrição é gratuita e obrigatória através de [email protected]
Classificada como Paisagem Protegida Local, a Rocha da Pena apresenta uma silhueta topográfica notável da paisagem do Aspirante Geoparque com o seu planalto culminando a cerca de 480 metros de altitude e a sua cornija de cerca de 2 km de comprimento, escarpada em calcários do Jurássico.
Localizada na transição entre a Serra e o Barrocal (nas freguesias de Salir e Benafim, concelho de Loulé) a Rocha da Pena, com o seu relevo cársico conservado ao longo do tempo, revela-se assim como um geomonumento de reconhecido interesse multidisciplinar, tanto de um ponto de vista da sua geodiversidade como da sua biodiversidade.