A Igreja do Carmo, em Tavira, vai ser palco no domingo, pelas 18:00, de um concerto de Páscoa pela Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, com entrada livre.
“Para uma ocasião especial, um concerto especial. A Páscoa é um período que se presta a inúmeras formas de celebração artística, graças à abundância de extraordinária música que existe para celebrar este momento do calendário”, destaca a Orquestra do Algarve.
Neste programa, vai ouvir-se a música de Joseph Haydn, que com as suas Sete últimas palavras de Cristo na cruz transpõe para música sete estados de espírito que vão da maior serenidade à agitação do terremoto que aconteceu no monte Calvário após a paixão de Cristo.
Trata-se de uma obra raras vezes ouvida na sua versão orquestral e que merece toda a atenção.
O concerto é organizado pelo Município de Tavira e conta com o apoio da Ordem Terceira do Carmo.
O maestro Martim Sousa Tavares é natural de Lisboa, onde nasceu em 1991. Formado em Ciências Musicais e Direcção de Orquestra entre Lisboa, Milão e Chicago, cumpriu este percurso com honras académicas e bolsas Fulbright e Eckstein Foundation.
Funda em 2014 em Brescia a Orchestra di Maggio, seguindo-se em 2019 a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova e que se apresentou em mais de 100 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil, tendo vencido em 2022 o Prémio Carlos Magno para a Juventude, do Parlamento Europeu e o prémio de música da Mirpuri Foundation.
É maestro titular da Orquestra do Algarve do Algarve desde janeiro de 2023 e a sua atividade recente inclui concertos com as Orquestras da Rádio Nacional da Roménia, Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Filarmónia das Beiras e do Norte.
Leia também: Conheça o programa das celebrações da Semana Santa em Tavira