Olhão é uma das seis localidades do país a receber a digressão do filme Amadeo, com a presença do realizador Vicente Alves do Ó, esta terça-feira, dia 14, pelas 21:30, no âmbito das sessões regulares de cinema às terças, no Auditório Municipal de Olhão.
O filme AMADEO, de Vicente Alves do Ó, é inspirado na vida e obra de Amadeo de Souza-Cardoso. A longa-metragem tem como subtítulo “O homem que pintou o futuro” e retrata a ascensão do pintor natural de Amarante e o processo de criação das suas maiores obras.
Apesar de Amadeo Souza-Cardoso ter apenas vivido 30 anos (1887-1918) a sua vida foi de uma grande intensidade. É um dos maiores pintores portugueses de sempre. Já conhecemos as suas obras, agora, vamos conhecer o homem, os seus sonhos e medos. Viveu muito, viveu em casa dos pais em Manhufe, viajou muito, andou pela Europa, alugou vários apartamentos e Ateliers em Paris, deslocou-se a Barcelona, Bruxelas e terá mesmo ido a Londres. Ao mesmo tempo conheceu um variado grupo de artistas que marcaram a arte do século XX. Picasso, Modigliani, Guilhermina Suggia, Fernando Pessoa, Almada, os Delaunay, Braque e Brancusi, Chagall, Eduardo Vianna, Gaudi.
Do elenco do filme fazem parte Rafael Morais, no papel do artista plástico, Ana Lopes, Lúcia Moniz, Ana Vilela da Costa, Manuela Couto, Ricardo Barbosa, Raquel Rocha Vieira, José Pimentão, Rogério Samora (falecido em dezembro 2021), no papel de José Emygdio de Souza-Cardoso, pai do pintor, e Eunice Muñoz, como avó de Amadeo.