A artista e escritora Maria Adelaide Fonseca vai guiar um percurso de escrita criativa e intuitiva pela cidade de Faro, no próximo sábado, às 16:00, com ponto de encontro em frente à loja da Mango na Rua de Santo António.
A oficina tem como divisa a frase “O olhar percorre as ruas como páginas escritas…”, de Italo Calvino in Cidade Invisíveis.
Esta iniciativa, tem como objetivo que cada participante “estabeleça um encontro com as palavras que habitam a cidade. Palavras estas que ao ressoarem com o património interno fazem-nos o convite para que as escrevamos de uma forma sensível”, explica a Bolota – Criatividade em Movimento.
A oficina “Com Passo de Escrita” pretende levar a vivenciar a cidade de uma forma única. As ruas, as lojas, as pessoas, os detalhes, a arquitetura, a arte, os sentidos, as sensações e as cores serão pontos de partida inspiradores para descobrir a cidade na ponta duma caneta.
A artista e escritora Maria Adelaide Fonseca conduzirá este percurso especial, promovido pela Bolota – Criatividade em Movimento em parceria com a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (ADCZHF).
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através de formulário: https://bit.ly/3jqq3mG
Os participantes devem levar caneta e caderno de capa dura, para ser possível escrever facilmente em pé e calçado confortável.
Esta oficina destina-se a pessoas a partir dos 16 anos que dominem a língua portuguesa, a quem gosta de escrever e secretamente, ou não, escreveu ou ainda escreve em diários, folhas avulsas, notas e rabiscos; a quem acha que não tem jeito nenhum para a escrita, mas gostaria de desbloquear essa área, através dum processo criativo e intuitivo.
Quem quer fruir da cidade de uma forma criativa e intuitiva ou é curioso pelo processo criativo e intuitivo também pode participar na iniciativa.
Sobre Maria Adelaide Fonseca:
Artista multidisciplinar, Maria Adelaide Fonseca, experimenta-se criativamente há já 30 anos, nas áreas da escrita (contos, dramaturgia e poesia), do teatro, da performance, da vídeo-performance, da pintura e da instalação artística, da narração oral, da direção artística, da programação artística em infraestruturas culturais, do canto e da apresentação de galas, da produção, casting e direção de atores em teatro e cinema e do voluntariado social.
A sua grande paixão é a autoexpressão criativa através do caminho intuitivo, onde acredita que reside a ignição para a criação artística e existencial!