Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura

O humor tem limites? As reações a uma piada têm, respondem humoristas: reagir com violência não é opção

Will Smith agrediu Chris Rock, na noite dos Óscares, por uma piada que este fez sobre o cabelo rapado da sua mulher, que tem alopécia. Ricardo Araújo Pereira, César Mourão e Cátia Domingues consideram que, neste caso, o limite não está no humor mas na atitude de Will Smith.

21:09 28 Março, 2022 21:09 28 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Jada, eu adoro-te. Estou ansioso que saia o filme G.I. Jane 2.” Foi esta a piada que Chris Rock fez sobre a mulher de Will Smith, Jada Pinkett Smith, que rapou o cabelo por ter alopecia, e que levou o ator a subir ao palco e a agredir o humorista. Rapidamente surgiram reações de incredulidade nas redes sociais e de condenação deste episódio de violência. Mas houve também quem apontasse o dedo à piada que Chris Rock fez sobre a mulher de Will Smith.

Para os humoristas portugueses contactados pelo Expresso, há uma linha vermelha que nunca se pode ultrapassar: reagir com violência não é opção.

“Neste caso o limite não está no humor, mas no que Will Smith fez”, diz ao Expresso César Mourão. “Não podia ser ultrapassado. Vai abrir um precedente: então agora qualquer um pode subir a um palco e agredir um apresentador porque fez uma piada?” E continua, esclarecendo que, especialmente “numa das cerimónias mais vistas do mundo”, um ator como o Will Smith “devia ter outra conduta”. “Não sei se temos que gostar de todas as piadas que fazem sobre nós ou sobre familiares nossos, mas exigia-se outra conduta ao Will Smith.”

Já Ricardo Araújo Pereira (RAP) recorda que aquilo que Will Smith fez é um crime, “chama-se ‘ofensa à integridade física simples’”, “é o artigo 143º do código penal” e na cerimónia dos Óscares “não ocorreu a ninguém o que a decência mínima recomendaria: convidar o agressor a sair da sala, uma vez que tinha acabado de demonstrar que não sabe comportar-se”.

Também Cátia Domingues, que trabalha com RAP no programa “Isto é Gozar com Quem Trabalha”, sublinha que “só pode haver uma forma de olhar para um episódio em que um comediante fez uma piada e foi atacado fisicamente por tê-la feito”. Mas aponta que, se olharmos bem para as imagens, o próprio Will Smith riu-se “até bastante” da piada e só depois se levantou para agredir Chris Rock, numa tentativa de “provar que era uma pessoa muito diferente de há 47 segundos”. “Passou de uma piada gira para uma coisa de mau gosto. Nem o iogurte azeda tão rapidamente”, remata.

LIMITES PARA O HUMOR?

Será que um episódio como este nos leva a questionar se existem limites para o humor? Tanto Ricardo Araújo Pereira como Cátia Domingues e César Mourão consideram que não.

“Há um tipo agredido e está-se a fazer um exercício clássico de victim blaming”, atira Cátia Domingues. “O que é que ele fez para apanhar? É porque é um comediante? Esta discussão deixa-me verdadeiramente perplexa. Espanta-me também perceber que um bar de esquina tem regras mais rígidas do que o Dolby Theatre em Los Angeles.”

Ainda assim, e enquanto RAP e Cátia Domingues defendem que a única preocupação do comediante deve ser se as pessoas se riem ou não (uma vez que é impossível ter em consideração as sensibilidades de cada um e os critérios que determinam os temas que não devem entrar no humor), César Mourão dá uma resposta diferente.

Para ele, tudo é risível e o humorista pode fazer humor com qualquer tema, mas acredita que fazer rir não é o único objetivo e preocupação do humorista. “O mundo muda e nós temos que mudar com o mundo, já dizia Gabriel, O Pensador. E cabe a cada humorista, ator e a quem usa a voz como mensagem que tenha cuidado com o que diz e a forma como o diz.” E continua: “Tudo é risível, mas há coisas que já não são. Por exemplo, brincar com a homossexualidade só porque sim, que em 1980 tinha muita piada, deixou de ter. O mesmo com o racismo (ou com as diferentes raças) e com o machismo. Agora, quando tem graça, na dose certa, não acho mal.”

Para ele, o limite não deve estar no humor mas no bom senso. “Tem tudo a ver com o timing da piada, como é feita, qual a relação com a pessoa em causa, com a plateia naquele minuto, com o panorama do país e do mundo…” Mas os limites do bom senso dependem de cada pessoa, não podem ser determinados por uma autoridade, realça. “O Chris Rock não estava a pensar na doença da Jada, estava apenas a fazer uma piada. E o Will Smith se calhar não teve o bom senso de ouvir a piada de certa maneira e ultrapassou os limites.”

“NÃO HÁ PIADAS MAIS OU MENOS LEGÍTIMAS: HÁ PIADAS”

Ricardo Araújo Pereira, por sua vez, afirma que não é possível definir um critério para determinar quais os temas que podem entrar na esfera do humor. Analisando as propostas mais frequentes – por exemplo, “os temas muito sensíveis são ilegítimos” e “uma piada é aceitável se tiver graça” –, diz que “qualquer tema corriqueiro para uns é muito sensível para outros” (“depois de Maomé, doenças terminais e Holocausto, a alopécia não era propriamente o tema mais previsível”) e que “muita gente achou que [a piada] tinha graça”, incluindo, “curiosamente, o agressor”. “Mas quem é que define o que tem graça?”, questiona.

Também Cátia Domingues concorda que “não há piadas mais ou menos legítimas: há piadas”. E, embora reconheça que algumas podem contribuir para reforçar estereótipos, diz que cabe ao público decidir se as quer ou não ouvir. “E eu posso abominar esse tipo de humor, e posso não ver, e posso até ver e dizer que detesto e depois podem-me dizer que a minha opinião não presta e depois eu posso responder que quem não presta é a tua tia. O que não está bem, como aconteceu, é agredir.”

Para RAP, a questão não é se existem ou não limites à liberdade de expressão, “até porque estão definidos na lei”, o que tem mudado “é a noção de dano substancial”. “Há quem considere que uma piada sobre alopécia, como lhe chamou (eu confesso que tenho dúvidas de que a piada seja exatamente ‘sobre alopécia’), é uma agressão, e por isso causa um dano de tal ordem que a violência física (que, essa sim, causa dano substancial) é uma resposta adequada e proporcional”, nota. “Repare que, no discurso comum, muitas vezes as pessoas referem-se a comédia como bater. Até, para perplexidade minha, alguns humoristas. Comédia e bater são coisas muito diferentes, como me parece que ontem ficou claro.” Afirmação que Cátia Domingues subscreve.

“De resto, creio que a ideia mitológica do ‘poder’ dos humoristas faz parte do problema de hoje”, acrescenta RAP. “A comédia é tida como uma ‘agressão’ perpetrada por um ‘poderoso’.” E remata: “Parece-me que uma estrela de Hollywood que agride uma pessoa em pleno palco impunemente tem muito mais poder. Talvez devêssemos estar um pouco mais preocupados com isso.”

  • Texto: Revista E do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve Cultura Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Algarve Vida & Lazer

Forum Algarve lança “Cubik Summer” com novas experiências interativas e estreia da Pixel Zone

12:41 29 Junho, 2026 12:45 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luzes, ação e movimento vão tomar conta do Forum Algarve com um jogo inédito que transforma o chão num desafio eletrónico de reação e velocidade

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve Desporto

Ouro e prata para atleta dos Castores do Arade Liudmyla Babak no Europeu de Maratona

12:02 29 Junho, 2026 12:02 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Liudmyla Babak conquistou ouro e prata no Campeonato da Europa de Maratona, disputado na Roménia

Europe Direct Algarve

Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?

11:00 27 Junho, 2026 10:53 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa da Comissão Europeia quer alertar para as diferentes formas de violência, utilizando os eventos Olhos Abertos para sensibilizar a população. Participe no desafio e faça parte desta causa

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve Política

PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve

11:42 29 Junho, 2026 11:52 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Proposta recebeu 74% dos votos da CN e defende uma estratégia de desenvolvimento que complemente o turismo com novos setores económicos

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve, Cultura, Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Algarve, Vida & Lazer

Forum Algarve lança “Cubik Summer” com novas experiências interativas e estreia da Pixel Zone

12:41 29 Junho, 2026 12:45 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luzes, ação e movimento vão tomar conta do Forum Algarve com um jogo inédito que transforma o chão num desafio eletrónico de reação e velocidade

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve, Desporto

Ouro e prata para atleta dos Castores do Arade Liudmyla Babak no Europeu de Maratona

12:02 29 Junho, 2026 12:02 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Liudmyla Babak conquistou ouro e prata no Campeonato da Europa de Maratona, disputado na Roménia

Europe Direct Algarve

Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?

11:00 27 Junho, 2026 10:53 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa da Comissão Europeia quer alertar para as diferentes formas de violência, utilizando os eventos Olhos Abertos para sensibilizar a população. Participe no desafio e faça parte desta causa

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve, Política

PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve

11:42 29 Junho, 2026 11:52 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Proposta recebeu 74% dos votos da CN e defende uma estratégia de desenvolvimento que complemente o turismo com novos setores económicos

Últimas Notícias

  • Forum Algarve lança “Cubik Summer” com novas experiências interativas e estreia da Pixel Zone
    Forum Algarve lança “Cubik Summer” com novas experiências interativas e estreia da Pixel Zone
  • Ouro e prata para atleta dos Castores do Arade Liudmyla Babak no Europeu de Maratona
    Ouro e prata para atleta dos Castores do Arade Liudmyla Babak no Europeu de Maratona
  • PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve
    PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve
  • Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria
    Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria
  • Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos
    Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

Opinião

  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

Europe Direct Algarve

  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal