Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Raynaud de Lage | DR
Algarve, Cultura

Novo circo, marionetas e exposição da corrida fotográfica marcam Portimão em setembro

Celebrações do centenário da elevação de Portimão a cidade incluem muitas propostas dirigidas a toda a família

12:26 28 Agosto, 2024 13:56 28 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mês de setembro vai ser marcado pelos espetáculos de novo circo “Horizon” e “La Spire”, pelas marionetas, fantoches e bonecos de Stº Aleixo, pela mostra com os trabalhos vencedores da 24ª Corrida Fotográfica e por muitas outras propostas dirigidas a toda a família, no âmbito das celebrações do centenário da elevação de Portimão a cidade.

O primeiro momento alto acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro, quando as marionetas e os fantoches invadirem a cidade centenária, proporcionando um fim de semana em cheio, durante o qual grandes artistas italianos e portugueses reavivarão uma encantadora tradição popular, com largos séculos de história.

Foto DR

Às marionetas sicilianas (Pupi Siciliani) e aos fantoches napolitanos (Pulcinella), juntam-se os portugueses Robertos e Bonecos de Santo Aleixo, que encherão de humor a Rua do Comércio, o Jardim 1º de Dezembro, os palcos do Boa Esperança e da Sociedade Vencedora Portimonense, o Largo da Mó e até a Praia da Rocha.

O novo circo vai dominar todas as atenções nos dias 20 e 21 de setembro, através da destreza e graciosidade da artista francesa Chloé Moglia, que protagonizará duas atuações distintas, de acesso livre e sob produção da companhia Rhizome.

Foto Johann Walter | DR

Assim, e em ambos os dias, o final de tarde na zona ribeirinha de Portimão (19:00) será marcado pelo espetáculo a solo “Horizon”, durante o qual Chloé se suspende e a tudo o que a rodeia para provocar uma nova perspetiva, restando apenas o seu corpo, uma estrutura metálica, o ar e a gravidade.

Já em “La Spire”, cinco mulheres habitarão uma imensa espiral, ao mesmo tempo leve e monumental, formando três laços sucessivos com 7 metros de diâmetro e 18 de comprimento, onde inventam jogos e ligações. Este espetáculo poderá ser visto a partir das 21h30 na Praça 1º de Maio, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Reflexos da cidade de Portimão e as suas gentes

Os amantes da fotografia não perderão neste mês uma visita ao Museu de Portimão, onde será inaugurada às 17:30 de 14 de setembro a exposição com os trabalhos premiados na 24ª Corrida Fotográfica de Portimão, que em 2024 teve por mote o primeiro centenário da cidade.

Foto DR

Na ocasião, será feita a entrega dos prémios aos vencedores desta edição tão especial, que se inspiraram na relação de proximidade entre o escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes, antigo Presidente da República, e as suas origens. A mostra ficará patente até 10 de novembro próximo.

Ainda na vertente da imagem, destaque para o projeto “A Cidade Fala”, que está a decorrer e reúne os fotógrafos João Mariano, João Tuna, Filipe da Palma e Jonas Canelo, desafiados a construir uma antologia de retratos e vídeos onde se reflita a dimensão humana de quem vive em Portimão e na periferia.

A nível da expressão artística, a autarquia portimonense destaca o projeto comunitário “100 Anos, 100 Sardinhas”, cujas imagens mais originais já foram selecionadas de entre centenas de candidatos a Picasso e poderão, em breve, ser descobertas pelas paredes da cidade.

Haverá prémios para quem encontrar todas, devendo os interessados seguir a par e passo a evolução deste projeto em https://www.100sardinhas.pt/

Laboratórios para músicos

Uma das iniciativas integradas na programação do centenário da cidade que tem continuidade neste mês são os Laboratórios Musicais de guitarras, sopros e voz, que estão a ser desenvolvidos por Pedro Salvador, Johannes Krieger e Margarida Mestre.

Dirigidos a músicos profissionais e amadores de Portimão, a partir dos 6 anos, que desejem reencontrar o prazer de tocar em conjunto e tendo como pano de fundo a cidade, os laboratórios de setembro terão sessões e ensaios nos dias 5, 6 e 7 (voz/coro) e 28 e 29 (guitarra e sopros), preparando os participantes para a apresentação pública deste projeto musical.

Tanto os espetáculos de marionetas e de novo circo, como os laboratórios musicais e o projeto “A Cidade Fala”, são produções artísticas da cooperativa cultural Lavrar o Mar, no âmbito do programa oficial que comemora o centenário da cidade, sob organização do Município de Portimão.

Lembrar o passado de Portimão e perspetivar o futuro

Apesar de apenas ter passado um século desde que foi elevada à categoria de cidade, Portimão possui um rico legado de memórias que se perde nos confins do tempo e que merece ser resgatado, como sucede na exposição “Histórias que o rio nos traz”.

Patente no Museu de Portimão, a mostra propõe uma surpreendente narrativa visual através das atividades navais, defesa do porto, vida ribeirinha e memórias perenes do Rio Arade, reforçada por ilustrações detalhadas, facilitadoras da compreensão do seu contexto histórico.

Todo esse valioso património vai estar reunido no catálogo da exposição, a lançar publicamente no dia 22 de setembro, em cerimónia marcada para as 17:30 no Museu de Portimão.

Foto DR

É também devido ao seu significativo património que foi produzida a mostra “Passear pela História de Portimão, de Vila a Cidade “, que até 15 de setembro poderá ser vista na Praça Manuel Teixeira Gomes, convidando à descoberta de alguns dos mais relevantes acontecimentos e alterações ocorridas ao longo dos anos.

Através dos diversos painéis, é possível observar imagens dessas transformações, percorrer os primórdios de uma intensa vida marítima, industrial, rural, comercial, turística, e os aspetos da paisagem urbana e social que moldaram o concelho de Portimão.

Conferência Municipal da Cultura

Esta diversificada programação está diretamente relacionada com a aposta autárquica no envolvimento das comunidades, especialmente em tudo o que diga respeito às expressões artísticas e culturais, reforçando assim uma identidade multifacetada e inclusiva, que não quer deixar ninguém de fora.

Nesse sentido, o Município avançou este ano com o Plano Estratégico Cultura Portimão 2034, implementado no território por uma equipa multidisciplinar do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Deste processo colaborativo, em que qualquer pessoa poderá inscrever-se e participar, faz parte a Conferência Municipal da Cultura, que se realizará em 21 de setembro no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o objetivo de ser espaço aberto, democrático e paritário.

Nesta conferência será proporcionada uma ampla participação social no processo de diagnóstico da conjuntura cultural do território, permitindo a produção de um documento que será tido em conta na elaboração do futuro plano estratégico.

Para conhecer a programação de setembro basta clicar aqui.

Leia também: Saiba qual é a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve Cultura Ensino

Dia da Cidade de Olhão marcado por obras, homenagens e novos investimentos

17:40 17 Junho, 2026 18:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ricardo Calé destacou cerca de 18 milhões de euros em investimentos financiados pelo PRR para áreas estratégicas de Olhão

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Mundo Nacional

Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo

15:30 17 Junho, 2026 14:36 17 Junho, 2026 | João Luís

Queda do preço do petróleo pode aliviar o preço dos combustíveis em Portugal, embora a descida não seja garantida

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve Europa Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

João Neves. Crédito: DR
Algarve Desporto Nacional

Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]

19:07 17 Junho, 2026 19:07 17 Junho, 2026 | João Luís

João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026, frente à RD Congo, após cruzamento de Pedro Neto

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve, Cultura, Ensino

Dia da Cidade de Olhão marcado por obras, homenagens e novos investimentos

17:40 17 Junho, 2026 18:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ricardo Calé destacou cerca de 18 milhões de euros em investimentos financiados pelo PRR para áreas estratégicas de Olhão

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Mundo, Nacional

Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo

15:30 17 Junho, 2026 14:36 17 Junho, 2026 | João Luís

Queda do preço do petróleo pode aliviar o preço dos combustíveis em Portugal, embora a descida não seja garantida

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve, Europa, Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

João Neves. Crédito: DR
Algarve, Desporto, Nacional

Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]

19:07 17 Junho, 2026 19:07 17 Junho, 2026 | João Luís

João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026, frente à RD Congo, após cruzamento de Pedro Neto

Últimas Notícias

  • Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
    Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
  • Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
    Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
  • Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
    Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
  • Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
    Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
  • Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso
    Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal