Decorre, entre os dias 17 de julho e 8 de setembro, mais uma campanha arqueológica no Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce, no âmbito do Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia intitulado “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”.
Este projeto de investigação decorre desde 2020 e é promovido pelo Município de Monchique, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e da Associação Arqueológica do Algarve.
Face aos resultados das três campanhas arqueológicas concretizadas, pretende-se continuar a investigar a área localizada entre os tramos de muralha oeste dos dois recintos fortificados existentes no topo do cerro, assim como a área da antiga entrada para o recinto fortificado superior (o vulgarmente chamado castelo de Alferce) e, também, a designada “plataforma pré-histórica”.
Segundo informou o Município de Monchique, “além dessas três áreas prevê-se a realização de mais sondagens arqueológicas, nomeadamente no canto noroeste do castelo de Alferce (interior e exterior do tramo de muralha norte) e, também, junto à face interna do tramo de muralha norte do segundo recinto fortificado – estrutura defensiva enquadrável no século IX da nossa era, anterior à construção do recinto superior (século X)”.
Paralelamente, continuar-se-á a incidir na limpeza do terreno na área definida pelos dois recintos fortificados, mediante a remoção de pedras derrubadas que se encontram dispersas pelo solo.
“Considerando o propósito formativo inerente a este projeto de investigação, a quarta campanha arqueológica incluirá estudantes e investigadores associados a diferentes instituições de ensino superior nacionais, sobretudo relacionados com as áreas de arqueologia, zooarqueologia e património cultural”, lê-se no comunicado.
De realçar que perto do término dos trabalhos de campo será realizado mais um “dia aberto” à população (cuja data será oportunamente divulgada).