O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, encontra-se em visita oficial ao município de N’Zeto, em Angola, província do Zaire, com vista a aprofundar os laços para estabelecer uma possível geminação entre as duas cidades.
A iniciativa reflete o empenho dos dois municípios em desenvolver um processo de colaboração, em diversos eixos estratégicos, especialmente nas áreas da construção e recuperação naval, bem como nos setores do turismo, desporto, economia e cultura.
O primeiro dia da visita foi marcado por uma receção no Aeroporto de Luanda, onde a Delegação Portuguesa – composta pelo autarca e empresários do concelho de VRSA – foi acolhida pela Administradora Adjunta do N’Zeto para a área Económica e Financeira, Ondina José, e pela Direção Executiva da Associação Pensar N’Zeto, liderada por Oliveira Eduardo Beny.
A agenda incluiu ainda uma visita ao Ministério da Indústria e do Comércio, onde a comitiva foi recebida pelo Ministro Rui Miguêns de Oliveira.
Durante o encontro, foram apresentados cumprimentos, por Álvaro Araújo, ao governador da Província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, e ao Administrador do N’Zeto, Augusto Neves Tiago, tendo o presidente da autarquia vila-realense enfatizando os objetivos da visita.
No segundo dia, a delegação portuguesa participou em várias atividades que visam reforçar as possibilidades de geminação, destacando-se setores estratégicos como a construção e a recuperação naval, além do turismo e desporto.
Álvaro Araújo sublinhou a satisfação por estar em Angola, classificando o país como um “irmão de Portugal” e realçando a importância de implementar projetos de interesse comum através de um protocolo de geminação que promova o diálogo e a troca de experiências.
Durante os encontros com a comunidade local, as autoridades destacaram “o papel dos autarcas na concretização de projetos que possam impulsionar o desenvolvimento e a qualidade de vida de ambas as cidades”.
A geminação, vista como uma oportunidade para responder às necessidades das populações, é também encarada como “um compromisso em trabalhar conjuntamente para o benefício das comunidades, fortalecendo os laços de fraternidade que unem ambos os países”.
Álvaro Araújo fez ainda um convite às entidades locais para “visitarem Vila Real de Santo António, destacando-o como um concelho que acolhe bem os visitantes e que apresenta algumas das mais belas praias e paisagens naturais de Portugal”.
Leia também: Câmara de Vila Real de Santo António atribui subsídio de 441.000€ aos bombeiros