Até à próxima sexta-feira, o Convento do Espírito Santo, em Loulé, recebe o 10º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital.
O evento surge no âmbito da colaboração entre as Universidades do Algarve e a Universidade Aberta, com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé.
Após mais um final de ano letivo, o curso volta a juntar todos os seus intervenientes numa semana intensa de trabalhos com apresentações, exposições e palestras que permitirão aos alunos, professores, convidados e por vezes ao público em geral, mostrar, interagir e obter um maior conhecimento na área da arte digital.
São cinco dias de programação marcada pelo mundo contemporâneo das artes, do digital, e da tecnologia ao serviço da humanidade, em geral, e das artes, em particular.
Do programa do Retiro DMAD 2023, destacam-se ainda a visita à Exposição dos Finalistas de Artes Visuais e a visita à Associação Alfaia; sessões sobre Média e Arte Digital com os investigadores Gabriela Borges e Bruno Mendes da Silva; a sessão de Artivismo Digital e a sessão sobre Arte Generativa.
Os participantes poderão ainda assistir à Inauguração da Exposição “Rizoma” com projetos de média-arte digital, participar na conferência “Animação e Cinema Digital”, com o investigador António Costa Valente, e à conferência “Som e Música Digitais”, com o professor José Alberto Gomes.
Durante a semana do Retiro DMAD decorrem também duas mesas redondas que incidem sobre as temáticas “Processos de Criação” e “Literacia Digital”, bem como a conferência “Critical Digital Humanities” que se irá debruçar sobre a necessidade de revisão crítica permanente do campo das Humanidades Digitais.
O Retiro DMAD é um espaço de reflexão e debate, com forte diálogo com a comunidade regional, nacional e internacional.
Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UIDB/04019/2020.