A Casa Álvaro de Campos, em Tavira, acolhe na próxima sexta-feira, pelas 18:30, a sessão de apresentação do livro “Todos os Seres”, de Dário Agostinho, que será moderada por Pedro Jubilot e tem entrada livre.
Este é o segundo livro da coleção editada pelo coletivo Espúria, em colaboração com o editor Jaime de Almeida da editora Sílabas & Desafios, sediada em Faro.
O coletivo é constituído por sete escritores / editores independentes algarvios, com o objetivo de divulgar a sua atividade literária, nomeadamente Luís Nogueira (Faro), Paulo Moreira (São Brás), Pedro Jubilot (Tavira), Marco Mackaaij (Almancil), Vítor Gil Cardeira (Tavira), Sara Monteiro (Faro) e Dário Agostinho (Olhão).
“Em ‘Todos os Seres’, Dário Agostinho procura uma maior relação e interação entre imagem fotográfica e texto escrito, expostos ao lado uma do outro, o que mesmo assim permite que ambos respirem por si, dando espaço à interpretação de cada um deles, mas numa possível e aberta relação, não declarada, não imposta ou directamente proporcional, mas deixada à participação atenta e demorada do leitor na busca de associações, para lá das manifestamente artísticas”, explica a Casa Álvaro de Campos em comunicado.
“Talvez o facto de neste, a escrita se apresentar estruturada em jeito de prosa – em textos ficcionais, pequenos contos, reflexões, – leve a uma mais evidente tentativa de envolvimento com as fotografias, que acrescentam, para além do lado estético da imagem, único e peculiar, também elas, um elo ficcional, narrativo. Estamos perante algo característico, notável, para uma observação e ponderação, numa conexão que consagra este objecto enquanto corpo de direito artístico comunicacional”, acrescenta.
Leia também: Museu Municipal de Tavira promove oficinas gratuitas de empreita de cana e palma