“Eco Ego” é como se intitula a mais recente exposição de colagem da artista algarvia Lia Rodrigues, que vai estar patente entre 3 e 27 de fevereiro no Instituto Português do Desporto e Juventude – Direção Regional do Algarve.
A exposição reflete o trabalho que Lia tem vindo a desenvolver desde 2018 e que pretende mostrar a importância do transformar-se e ampliar-se na evolução do indivíduo, que, por vezes, fica de lado na submersão de contextos mais formais.
Nas palavras de Lia Rodrigues, “esta retrospetiva evidencia a sua expressão numa altura em que o mundo atravessou uma pandemia mundial e atinge níveis de stress, burnout e uma alienação nunca vista, podendo esta forma de arte ser um dos meios de acalmar o espírito, descansar a mente e fazer silêncio dentro de nós, para quem a experiencia ou contempla”.
Haverá lugar para um workshop, na parte da manhã do dia 3 de fevereiro, denominado de Sister Scissor, onde a artista envolverá alunos do 12º ano do curso de Artes Visuais da Escola Tomás Cabreira, num processo de expressão artística pelo método antiquíssimo da colagem.
A inauguração da exposição terá lugar às 18:00 e uma hora e meia depois haverá mais uma edição de “Encontros de Criativos”, organizada pela ADS – Associação Designers do Sul, onde todos os presentes terão oportunidade de criar as suas colagens, num encontro onde a criatividade e o convívio convergem.
Estes momentos encontram-se enquadrados no Programa do IPDJ: “Às Sextas no IPDJ”.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00.