É algo insólito, mas aconteceu mesmo. Em Malmo, na Suécia, foi “inaugurado” no final do ano passado um pequeno videoclube que pode ser frequentado apenas por ratos.
Chamado de View Mauster, esta minúscula loja de aluguer de filmes em cassetes VHS é mais uma iniciativa do grupo de artistas suecos AnonyMouse, que desde 2016 têm animado várias ruas na Europa e nos Estados Unidos com estes estabelecimentos em miniatura dedicados aos pequenos roedores.
O grupo deu a conhecer o seu mais recente trabalho através de uma publicação na sua conta de Instagram com uma fotografia do videoclube e a seguinte descrição: “Bom dia, Malmo! Caso não tenhas notado, está escuro e frio novamente. Mais vale alugar um filme e ficar por casa. No entanto, está a ficar cada vez mais difícil encontrar um bom videoclube e, por isso, talvez tenhas de procurar este”.
A identidade dos autores é até ao momento desconhecida, embora os mesmos já tenham “inaugurado” cerca de três dezenas de casas em miniatura dedicadas a estes pequenos roedores.
Mas nem só de videoclubes vive o AnonyMouse. Desde 2016 o grupo já criou miniaturas de parques de diversão, lojas de antiguidades, retrosarias, livrarias, hotéis, agências de viagens, bares de Jazz, barbearias, restaurantes, lojas de roupa, lojas de discos, entre outras.
Cada uma destas magníficas miniaturas demoram cerca de dois meses a serem construídas e costumam ser instaladas na rua durante a noite.
Um dos membros do AnonyMouse, em declarações ao ABC News, citadas pelo NiT, revela que a ideia começou devido à vontade de “construir algo num ambiente público” e que, durante uma discussão, surgiu em conversa o amor dos membros do grupo “pelos filmes da Disney e do Don Bluth, e das autoras infantis sueca Astrid Lindgren e Beatrix Potter”.
Embora todas as criações do grupo possam já, se unidas, criar uma mini cidade para ratos, a verdadeira intenção do AnonyMouse é levar “um pouco de magia do dia a dia para crianças e pedestres”.
“Acreditamos que a maioria das crianças gosta de imaginar que existe um mundo paralelo ao nosso, no qual pequenos animais vivem como nós”, acrescenta um dos membros em declarações ao ABC News.
E não são só as crianças e adultos que ficam fascinados ao se depararem com estas pequenas obras no meio da rua. Não, também não estamos a falar de ratos. De acordo com o que podemos observar nas fotografias publicadas na conta de Instagram do AnonyMouse, estas miniaturas despertam também muito a atenção de cães e gatos, que já foram apanhados pelas câmaras fotográficas a “averiguar” de que se tratam aquelas miniaturas. No caso dos gatos, será que estão a aguardar a sorte de apanhar um pequeno roedor a entrar para um dos mini estabelecimentos? Fica a questão.
Leia também: Costuma guardar as faturas do IRS? Saiba durante quanto tempo tem de o fazer