Abrem as portas do elevador e revela-se o extenso rooftop do 4º piso. A vista panorâmica sobre o centro histórico de Faro e a ria Formosa ao fundo são o soberbo cartão-de-visita do 3HB Faro, o primeiro hotel com a classificação cinco estrelas da cidade. Linhas de vasos delimitam as várias áreas de um terraço ao agrado de vontades e públicos distintos. Há quem adiante trabalho no computador portátil, incentivado pelo cocktail do dia e um petisco, quem ponha a leitura em dia nas cadeiras reclináveis, aqueles que se refrescam na piscina infinita de “aquário”, com paredes em vidro, aconchegando-se de roupão na espreguiçadeira, e ainda os casais enroscados nas mantas a assistir ao pôr do sol.
Na verdade, o rooftop reserva outras surpresas… Ao subir as escadas descobrem-se mais espreguiçadeiras e cadeiras estrategicamente viradas para a baixa de Faro, e um recanto almofadado protegido do vento onde se acende a lareira ao fim da tarde. Descendo ao spa, aproveita-se a piscina interior de água aquecida e o circuito de jatos e cascatas, de novo ladeados pelo conforto das espreguiçadeiras. O serviço inclui ainda sauna, banho turco, duche sensorial com quatro diferentes experiências e duas salas de tratamentos. O ginásio está acessível a qualquer hora do dia ou da noite.
Cai a noite e voltamos ao último piso. É possível pedir um aperitivo no H.Bar, enquanto se aguarda pela refeição no Restaurante Hábito, com a cozinha à vista, vidraça para observar a cidade e teto reclinável. O chef Adérito Almeida é o responsável pelo menu, que inicia a barrar no pãozinho a manteiga de cabra de São Brás com aromáticas, picando uma cenoura algarvia com azeitonas britadas de Tavira, e prossegue com o “Ceviche de ostras”, a “Trilogia de cogumelos”, o “Xarém de berbigão”, a “Tiborna de muxama”, o “Risotto de carabineiro”, o “Atum braseado” ou o “Carré de borrego”. A finalizar, os obrigatórios “Churros de alfarroba com creme de ovo e crumble de amêndoa”, o “Arroz-doce de alfarroba” ou o “lodo doce”, ou seja, mousse de chocolate com escamas de sal da ria, “que só se apanham uma vez por dia, ao fim da tarde”, caviar de azeite, mel em ostra “simbolizando as cascas que ficam no lodo quando a maré vaza, e crocante de salicórnia a lembrar as redes de pesca”, refere Adérito Almeida.
A oferta gastronómica estende-se ainda ao Forno Nero, no piso térreo, que oferece comida “contemporânea e mediterrânica inspirada na cozinha italiana, mas sem nunca esquecer as raízes portuguesas e algarvias”.
Os três irmãos à frente do grupo 3HB Hotels “quiseram fazer uma linha de hotéis novos e Faro criava um buzz”, explica o diretor-geral, Pedro Alvellos. Este hotel tranquilo insere-se numa zona pedonal, nos espaços de um antigo centro comercial, e configura uma espécie de “bairro” unindo a Rua de Santo António à Rua Vasco da Gama. Dispõe de um parque infantil, do CCH – Cultural & Conference Hub e disponibiliza mordomias como um tuk-tuk para ir buscar ou levar as pessoas ao parque de estacionamento.
A domótica nos quartos destes cinco estrelas é conveniente. Abrir ou fechar as cortinas, ligar ou desligar as luzes e informar que o quarto pode ser limpo e arrumado estão à distância de um clique. Ligue o seu dispositivo às colunas, através do Bluetooth e ouça a músicas preferidas. O hotel 3HB Faro, inaugurado em junho de 2021, dispõe de 103 quartos e suites (desde €145) com acabamentos cobreados, layouts distintos, muita madeira e tons neutros de azul, verde e amarelo. Há quartos com jacuzzi, alguns e zona de estar generosa, terraços ou varandas sobranceiras aos telhados algarvios, mas todos obedecendo a uma linha simples e de luxo discreto.
Além das loiças de Porches, repare nas peças de cerâmica, na chapa enferrujada e no ferro, na pedra, conchas e palma algarvia: refletem as ideias de Paulo Lobo ao nível do design de interiores. No rés-do-chão estão a receção, o lobby bar e o restaurante italiano Forno Nero. Preste atenção às sugestões de experiências exibidas no elevador do hotel 3HB Faro (Rua Vasco da Gama, 33, Faro, Tel. 289240000). Pode assistir a um evento cultural no Teatro Lethes, subir à torre sineira da Sé de Faro e aproveitar a vista, fazer compras na Rua de Santo António, passar sob o Arco da Vila e passear pela Vila Adentro (a zona mais antiga, no interior de uma muralha que remonta ao período romano, há cerca de dois mil anos), explorar a vida noturna e apanhar um speed boat ou ferry para visitar as ilhas-barreira da ria Formosa.
- Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa do Expresso, jornal parceiro do POSTAL, no Facebook, no Instagram e no Twitter!