A Federação Portuguesa de Ciclismo acaba de lançar a terceira edição do anuário Cyclin’Portugal, uma ferramenta de divulgação e dinamização do turismo com bicicleta, que convida a percorrer o país a pedalar. Depois da apresentação na BTL, na semana passada, o Anuário será um dos temas do Fórum Cyclin’Portugal, que promoverá o debate e a troca de experiências sobre o turismo com bicicleta, nos dias 10 e 11 de março, em Arouca.
O Anuário Cyclin’Portugal, que já está disponível gratuitamente em formato digital aqui, conta com 146 páginas, nas quais poderá encontrar, entre muitos outros conteúdos, os percursos cicláveis e os centros Cyclin’Portugal.
Nesta publicação, estão ainda disponíveis sugestões para que os praticantes de ciclismo possam aproveitar as infraestruturas cicláveis, disfrutando do contacto com a natureza, as paisagens e a gastronomia que o nosso território tem para oferecer.
A grande novidade da edição 2023 é a Grande Travessia das Montanhas Mágicas (GR60), surgindo em destaque na capa do anuário Cyclin’Portugal. Esta infraestrutura, homologada em 2022, inclui percursos cicláveis por estrada, gravel e BTT.
É precisamente na sequência desta homologação que a região de Arouca irá também acolher a quarta edição do Fórum Cyclin’Portugal no qual, nos dias 10 e 11 de março, haverá espaço para debater os temas emergentes e de grande importância no âmbito desta iniciativa.
“O Fórum Cyclin’ Portugal é o maior evento dedicado ao turismo com bicicleta realizado no nosso país, privilegiando o encontro e capacitação de profissionais e outros interessados, e que demonstra o compromisso do ciclismo com o território, nesta área fundamental para a sustentabilidade das regiões do interior e de baixa densidade”, afirma Sandro Araújo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O programa do Fórum Cyclin’Portugal pode ser consultado aqui.