A Câmara de Lagos tem abertas as inscrições para a feira Quinhentista do XI Festival dos Descobrimentos, a realizar entre 04 e 07 de maio, estando os formulários disponíveis para preenchimento entre 10 e 31 de março.
O município adiantou que as “normas de participação” desta recriação histórica estão aprovadas e “definem as várias tipologias de presença admitidas” na feira, nomeadamente a “recriação de ofícios ao vivo (‘artífices’), a venda de artigos de produção própria e artesanal (‘artesãos’), a venda de artigos produzidos por outrem e bens alimentares não processados (‘mercadores’) e as atividades de restauração e bebidas e/ou similar (‘taberneiros’)”.
O XI Festival dos Descobrimentos vai “revisitar a época de El-Rei D. Sebastião” e recriar a “visita do jovem monarca à então vila de Lagos e a decisão da sua elevação à categoria de cidade, em 1573, bem como os contornos da expedição militar ao norte de África e a derrota em Alcácer-Quibir”, observou o município, quando se assinalam os 500 anos dessa data.
“A última edição do Festival aconteceu em 2019, uma vez que a pandemia impediu a realização desta atividade nos anos seguintes, sendo, por isso, grande a expectativa relativamente à retoma deste evento de recriação histórica”, acrescentou a autarquia.