Duas a três vezes por mês, jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, juntam-se para ter aulas em torno da sétima arte. O curso de cinema que frequentam está integrado no projeto europeu “Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu”.
A iniciativa, totalmente gratuita, decorre em três cidades europeias, duas portuguesas e uma lituana. Sob a orientação de profissionais, a formação engloba 11 sessões de cinema e 11 workshops, num total de 52 horas, das quais fazem parte o visionamento de filmes europeus e diversos workshops: Linguagem do Cinema, Escrita Criativa, Estética, Dramaturgia, Composição, Programação (de cinema) e Produção de Podcasts.
O curso começou em dezembro de 2022 e termina em finais de abril deste ano. Quem decidiu participar garante estar feliz com a sua escolha. É o caso de José Duarte, aluno do primeiro ano de Ciências da Comunicação, na Universidade do Algarve (UAlg), que aos 20 anos não esconde a sua paixão por cinema.
“Este curso está a ser muito útil e estou a gostar muito. Tem sido ótimo para aprender mais sobre uma área que me interessa bastante e na qual quero fazer vida, ou seja, trabalhar no futuro”, conta.
Já Beatriz Castilho, também ela estudante na UAlg, garante que “a experiência está a ser espetacular e única”, não só porque lhe tem permitido conhecer a fundo algumas obras cinematográficas, como também porque a levou a sair da sua zona de conforto e a dedicar tempo ao que gosta.
As sessões de cinema, abertas ao público em geral, têm decorrido em Faro, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa e na direção regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, duas entidades parceiras do projeto.
Entre os filmes já apresentados e sobre os quais os alunos foram convidados a escrever artigos de crítica e a realizar podcasts destacam-se: Cinema Paraíso, Roma, Canino, A Festa, Tudo Sobre Minha Mãe, Master and Tatyana e Diamantino.
Os próximos filmes, a ser apresentados no âmbito do projeto, serão escolhidos pelos alunos, que desta forma poderão ter a sua primeira experiência como programadores, pondo em prática o que aprenderam nas aulas. As sessões, divulgadas a seu tempo, vão decorrer todas no IPDJ, em Faro.
“Este curso está a ajudar-me a descobrir novas perspetivas do cinema e tem-me levado a conhecer pessoas ligadas à área, o que é uma mais-valia. Além disso, eu sempre quis fazer um podcast sobre cinema e esta pareceu-me ser a oportunidade certa. Estou a adorar!”, diz Carolina Avoila, que, entretanto, já produziu dois episódios do podcast a que chamou ‘Carolina vai ao Cinema’, que pode ser ouvido no site do Rising Cinema, onde vão sendo publicados os podcasts e artigos realizados no âmbito da formação.
O ‘Rising Cinema’ é uma organização conjunta do Cineclube de Tavira, do Cinema Insuflável, no Porto, e do Cinema Romuva, em Kaunas, na Lituânia. Resulta de uma candidatura à segunda edição do ‘Collaborate to Innovate’, programa que pretende fomentar projetos inovadores e colaborativos implementados pelos membros da rede Europa Cinemas, entidade financiada pelo Europa Criativa MEDIA.
A nível regional, a iniciativa conta com o apoio e colaboração do Município de Faro, da direção regional de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Biblioteca Municipal de Faro, da Universidade do Algarve, do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg e do Cineclube de Faro.